O Programa Gaia Education é uma das maiores referências de formação teórica-prática em sustentabilidade em 18 países. O objetivo é promover educação para o desenvolvimento sustentável por meio da abordagem interligada, teórica e prática, dos quatro eixos temáticos da sustentabilidade: social, ecológica, econômica e de visão de mundo.

O Programa foi lançado mundialmente em 2005 e chegou no Brasil em 2006, em São Paulo. Em 2009 foi feito no Rio de Janeiro e em 2010 no Rio Grande do Sul e Bahia. Os cursos são embasados na Educação em Design de Ecovilas (Ecovillage Design Education), da GEN (Global Ecovillage Network), que promove o empoderamento de indivíduos, organizações e comunidades, fornecendo-lhes ferramentas para o re-desenho sustentável de suas realidades, com inspiração nas ecovilas de todo o mundo.

A metodologia de educação Gaia foi concebida pelo GEESE (Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth)e foi reconhecido como contribuidor oficial da Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2004 – 2014).