A empresa de gestão em sustentabilidade Renove Suas Ideias organiza o Dia da Troca, em 17 de abril. A intenção do evento é promover a troca de produtos que não são mais utilizados em empresas, famílias, amigos e outros grupos, incentivando o consumo consciente e aumentando o tempo de vida útil de produtos, evitando o desperdício de materiais.

O Dia da Troca começou com o economista Mauricio Poblete. Com a intenção de fazer alguma mudana sustentável na sociedade, tentou implementar a ideia na empresa em que trabalhava. Apesar da ação ter sido apoiada por muitos colegas, não foi permitida pela diretoria da empresa. Agora, Mauricio tenta ampliar a inciativa para um contexto maior, para que todos possam participar. Mauricio é um dos fundadores da Renove Suas Ideias.

“Queremos mostrar que com idéias simples e um pouco de atitude, podemos aplicar os conceitos de consumo consciente e sustentabilidade no nosso dia a dia. A sustentabilidade não está relacionada apenas aos grandes impactos na natureza. Está também inserida nas pequenas ações do nosso dia a dia e, portanto, todos podemos e devemos agir de maneira sustentável”, comenta Mauricio.

Para participar, é simples: basta escolher um lugar e convidar as pessoas a levarem produtos que não usam mais para a troca. Apesar de estar marcado para o dia 17, a ação não precisa ter data definida. Maurício explica que “a data do dia 17 de abril é uma data simbólica, pois O Dia da Troca pode ser realizado todos os dias! Uma data específica proporcionaria um engajamento das pessoas em prol do consumo consciente, portanto, no dia 17, contamos com uma participação maciça”.

Para mais informações, veja a cartilha do Dia da Troca ou o site da Renove Suas Ideias.