Mesmo longe de casa é possível ser sustentável num dos feriados mais esperados do ano. Carnaval é um período com grande produção de lixo, principalmente nas cidades que são o alvo da procura dos foliões. Em Salvador, por exemplo, são recolhidas 1,5 toneladas a mais de lixo durante os seis dias de festa. Siga algumas dicas e lembre do meio ambiente também nesses dias!

Antes de viajar

Lembre-se de desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas (incluindo o stand-by) e não deixar luzes acesas.

Lixo

Todo o lixo acumulado nas ruas vai para bueiros, entupindo e causando enchentes. Quando estiver com sua família ou amigos, guarde as latinhas e embalagens vazias pra descartar num lugar adequado.

Transporte

Se você aproveita o Carnaval para fugir das multidões e ir para cidades menos procuradas, a bicicleta é uma boa alternativa de transporte. Caso vá enfrentar o trânsito de carro, cuidado com a bebida. Há também a opção de fazer um rodízio entre amigos, juntando várias pessoas no mesmo veículo.

Água

Mantenha uma garrafa reutilizável de água em mãos. Economiza-se dinheiro além de ajudar o meio ambiente ao não comprar várias garrafas plásticas, podendo enchê-las em fontes públicas ou em hotéis e restaurantes. O desperdício é uma questão importante também, devendo ser evitado já que nessa época muitas cidades turísticas sofrem com a falta de abastecimento.

Fantasia

É na hora de se fantasiar que o meio ambiente pode ser uma grande inspiração para a criatividade. Você pode usar materiais reciclados ou até mesmo reciclar a fantasia trocando com seus amigos.

Bom Carnaval!