Quer ver como uma família pode ser sustentável no dia-a-dia? Basta acompanhar o “One Tonne Life” (Uma Tonelada de Carbono, em tradução livre), espécie de Big Brother Sustentável. Nele, a família Lindell, da Suécia, tem o desafio de ser sustentável em todas as suas ações e produzir apenas uma tonelada de carbono durante todo o ano. Uma família média do país produz cerca de sete toneladas de CO2 por ano.

Família sustentável: o desafio é reduzir a produção de CO2 em seus toneladas. (Foto: One Tonne Life's Photostream, no Flickr).

A família (um casal e dois filhos) vai viver em uma casa de madeira e projetada para reduzir ao máximo as emissões de CO2 e vai ter a sua disposição um Volvo C30 Drive Eletric. A residência é equipada com um sistema de ventilação e climatização, monitoramento do consumo elétrico e painéis solares para alimentar a casa e o carro.

O cotidiano na casa será filmado 24 horas e na conta de carbono dos Lindell entrará a alimentação, vestuário e aparelhos eletrônicos consumidos durante o programa.

O programa é patrocinado pela Volvo, pela A-hus (construtora de casas) e a Vattenfall (companhia de energia).

Os episódios do programa e dicas de sustentabilidade podem ser vistos no site oficial.