Mistura de “Moleskines”, pequenos cadernos de anotações franceses, e a palavra “eco”, os Molecos surgiram do amor de Carlos Tannure pelo papel. Criado na fábrica de papel dos tios, foi estudar na Europa mais sobre a fabricação de papéis, principalmente os reciclados. Voltando para o Brasil, Carlos decidiu ampliar a fábrica, produzindo os cadernos com processos de reciclagem de papel.

Papel reciclado: utilizando apenas folhas virgem, aparadas de indústrias de papel, os Molecos garantem a qualidade. (Foto: Moleco)

“Temos exclusividade na fabricação deste papel e mantemos o uso dele somente nos cadernos Moleco. Podemos afirmar que não existe no mercado brasileiro nenhum similar com as mesmas características de qualidade, cor e acabamento superficial semelhantes ao nosso”, comenta Carlos.

O processo de produção é completamente artesanal. Os papéis utilizados para a reciclagem são retalhos provenientes de fábricas de papel, que não seriam utilizados para venda e seriam descartados. Usando apenas papéis virgens, a Moleco garante a boa qualidade dos papéis usados nos cadernos. Em seguida, os papéis são encaminhados para as linhas de montagem: as capas são de papel kraft, e os elásticos e o marca páginas são recicláveis. Sustentabilidade do começo ao fim.

Os elásticos e marca páginas são recicláveis. Os Molecos da foto são da linha Trio Mulher. (Foto: Moleco)

“Valorizar os recursos naturais brasileiros é um caminho necessário e de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Acreditamos que os profissionais e os consumidores de produtos sustentáveis prestam um serviço à sociedade de conscientização e alerta sobre os caminhos e possibilidades de uma economia mais justa, pautada pelo consumo equilibrado e pelo reaproveitamento de recursos. É um trabalho com resultados a longo prazo, mas no qual confiamos e pretendemos investir sempre mais”, finaliza Carlos.

Os Molecos podem ser comprados através do site: www.moleco.com.br. Outro serviço oferecido pela empresa são os cadernos personalizados, voltados para o público empresarial.