O Pescado Original é um projeto que incentiva uma alimentação melhor, mais saudável e mais justa socialmente, encaminhando os peixes pescados de maneira sustentável diretamente para o consumidor, incentivando o consumo local e o escambo entre pequenos produtores.

O consumidor final, chamados de co-produtores pela Pescado Original, deve fazer um cadastro no site e fazer os pedidos de acordo com os produtos disponíveis. A entrega é feita no dia seguinte, sem custo de frete, em embalagens retornáveis. O serviço está disponível apenas para São Paulo.

O Pescado Original é um projeto que segue a filosofia Slow Food: prazer gastronômico cotidiano, com alimentos bons, limpos e justos. Assim, alguns peixes podem ser considerados mais sustentáveis que outros – a partir do momento que não estão em extinção ou que estão na fase certa da reprodução. São justamente esses peixes que estão na lista da Pescado Original, que também disponibiliza receitas do chef Fernando Pulcino com os alimentos.

“O projeto surgiu como extensão de outros dois projetos: Queijo Artesanal e Cesta Orgânica, ambos fazendo parte da Comunidade do Alimento Sustentável. É a ponte entre o produtor responsável e o consumidor consciente. Não há só preocupação com a saúde das famílias envolvidas, mas principalmente com todas as questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e simbólicas”, explica Fernando de Oliveira, responsável pelo projeto.

O escambo é feito entre os pequenos produtores das organizações. É atribuido uma espécie de valor a cada produto, e a troca é feita semanalmente no local de retirada dos alimentos oferecidos na cidade de São Paulo.

Quanto à participação dos pescadores, Fernando explica: “As comunidades de pesca sabem muito mais do que imaginamos. Já praticam diariamente e com muita tranquilidade quase todos os preceitos do alimento bom, limpo e justo. Apenas são injustiçados, socialmente falando. Após a quebra de barreiras dos primeiros contatos, trocam sem parar. Tem total noção, por exemplo, de quais os peixes que estão em extinção, quais os períodos de defeso para reprodução e manutenção de espécies. Apenas estão aguardando o respeito por parte da sociedade, respeito esse que era natural. Alguns conceitos discutimos informalmente e passam a aplicar, principalmente os vinculados ao comércio justo. São décadas de exploração”.

Clique aqui para saber mais sobre a Pescado Original. Para saber mais sobre a pesca sustentável, acesse o Guia de Consumo Responsável de Pescados, disponibilizado pela Unimonte.