Marcus Nakagawa é consultor em educação para a sustentabilidade e gestão do terceiro setor e, com inputs de colegas, idealizou a Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.

Confira a entrevista sobre a Associação e sustentabilidade na íntegra:

Atitude Sustentável: Como a Associação define a sustentabilidade?
Marcus Nakagawa: Ainda não temos um consenso da definição de sustentabilidade na Associaão, pois ela é recente. Porém por meio da nossa visão construída coletivamente, o conceito aparece como: condições justas, inclusivas e sustentáveis nas relações dos seres humanos com o meio em que estão inseridos.

AS: Que tipo de ações estão planejadas para 2011?
MN: Os objetivos da Associação de hoje em diante são preparar e concretizar o planejamento de ações para 2011, bem como realizar a estruturação formal. Entre as metas está a criação de uma interface online, a realização de eventos, a conclusão da pesquisa sobre o profissional no mercado e elaborar uma publicação (para lançamento em 2012).

AS: Que tipo de profissionais podem fazer parte da Associação?
MN: Todos os profissionais que trabalhem com este tema na empresa, no governo, na Academia, nas ONGs, ou em outros lugares. O importante é que o profissional sinta que está fazendo um trabalho de desenvolvimento sustentável no seu dia a dia. Levando sempre em conta a articulaão intersetorial que promova a troca de experiências.

AS: Na opinião de vocês, qual deve ser o papel do profissional de sustentabilidade no desenvolvimento do país?
MN: O profissional deve ter uma visão sistêmica, ser resiliente e deve acreditar na sua atuação para que influencie decisivamente na promoção de condições justas, inclusivas e sustentáveis nas relações dos seres humanos com o meio em que estão inseridos.

AS: Hoje, quais são as áreas com mais profissionais da sustentabilidade?
MN: Nas empresas, nos governos, nas ONGs. Ainda faltam bastante profissionais na Academia.