Para melhorar a gestão do lixo urbano, o designer Azema Mathieu desenvolveu um conceito de cidade de compostagem. Com ajuda de caixotes, os próprios moradores da cidade participariam do processo de reutilização dos resíduos orgânicos.
Os compartimentos estariam localizados em praças e outros locais públicos. Para realizar a compostagem, basta que o usuário separe o lixo de maneira correta e deposite nos tambores. Com um sistema giratório, a pessoa não entra em contato direto com o material orgânico para misturar os resíduos.
O controle e reutilização dos compostos orgânicos seria responsabilidade da prefeitura ou da empresa contratada, sendo que a terra adubada seria usada em espaços públicos.
Sobre as Dicas, Muito oportuno.
Gostaria também de oferecer os meus serviços de fotógrafo de meio ambiente que sou, tendo já participado da equipe do Jornal Estadão e J. da Tarde entre outros.
Sem mais para o momento, desde já fico no aguardo de vossa comunicação
Atenciosamente
Quanto ao odor, se colocado em praças? e os vetores? como evitar?
um abraço.
Perez
Olá José! Esses locais seriam como os da imagem, uma espécie de cesto de lixo, mas com terra dentro e um sistema de rotação. Segundo os criadores, esse modelo impede a proliferação de vetores. Quando ao odor, sempre que a compostagem é bem feita, com os resíduos adequados, ela não terá cheiro. Tanto que ela pode ser feita em casa. Um cuidado que se deve ter é não jogar resíduos de carne (crua ou cozida). Espero que tenha respondido sua pergunta!
http://www.mercadoderesiduos.com/ Pessoal tem um ótimo site para compra e vender resíduos sólidos e outros, até equipamento de processamento de resíduos. É um site de classificados especializado em resíduos onde você pode anunciar e comprar resíduos, seja resíduos sólidos, líquidos, ou equipamentos. Mercado de Resíduos