Uma boa notícia para quem usa óculos escuros, que agora podem ser mais sustentáveis. A Mormaii acaba de lançar uma armação reciclável, enquanto a Essilor apresenta uma lente produzida de maneira sustentável.

O Fenix, modelo de óculos da Mormaii, é feito com matérias primas recicladas. Mas além da armação, toda a produção do óculos é sustentável: o plástico protetor é o Neo.Bag, feita com a reutilização de fibras de garrafas PET. A tinta utilizada nas impressões é à base de água e todo o material de comunicação é feito em papel reciclado certificado. Além disso, a tag explicativa do produto é feita com papel semente.

Para o fabricante, o objetivo dessa iniciativa é zerar a emissão de gases do efeito estufa durante as atividades de produção.

Já a Essilor lança a primeira lente “verde” do mercado. Ela é 30% mais fina e leve que as demais, com o mesmo nível de proteção. O processo de fabricação utiliza somente água reciclada, e a própria lente é reciclável.

A Airwear será comercializada em uma embalagem feita apenas com fibras de madeira, totalmente reciclável – a Cupless. A implantação da nova embalagem em todos os produtos da fábrica ainda deve demorar 18 meses, mas irá gerar uma economia de 50% no consumo de água, 10% no consumo de energia e menos 230 toneladas de plástico.

Os produtos são lançados na Expo Abióptica 2011, evento que acontece de 13 a 16 de abril, no Expo Center Norte, São Paulo.