A Fábrica Conceito lança no mercado um modelo de sapato sustentável. O cabedal (parte superior do calçado) será em biocouro, curtido sem o uso de metais pesados, e em lona reciclada. O contraforte e a couraça, partes que reforçam a estrutura do sapato no bico e no calcanhar, usaram fibras vegetais na composição.

Já o forro interno será feito com dois tecidos diferentes: um produzido com fibras de garrafas PET recicladas e outro com fibras de bambu. Os adesivos serão isentos de solventes e produzidos à base de água e o cadarço também usará fibras de PET. A borracha do solado é reciclada e biodegradável.

O calçado será assinado pela marca West Coast.

Outro lançamento do setor é a produção de um contraforte (suporte para a estrutura do calcanhar) com resíduos da indústria de polpa e suco de acerola. Reciclado e biodegradável, o produto conta com 80% de biomassa em sua composição. O Grupo Artecola é responsável pelo produto, que pode ser adotado por várias marcas de calçados.

Os lançamentos acontecem na Fimec 2011 – Feira Internacional de Componentes, Couros, Químicos e Acessórios para Calçados, de 12 a 15 de abril, em Novo Hamburgo. O modelo ecológico será produzido em tempo real na feira.