Em um cenário de mudanças climáticas e impactos socioambientais, a diferenciação da empresa, além de ser benéfica para o meio ambiente, pode ser um fator de diferenciação no mercado. É importante que a empresa seja economicamente sólida, socialmente correta e ambientalmente responsável.

Para o superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, a empresa ambientalmente responsável e que pratica a gestão sustentável tem grandes chances de se destacar no mercado e se tornar mais competitiva. “Hoje em dia, ações voltadas à sustentabilidade ambiental e ao uso consciente dos recursos naturais precisam fazer parte do processo de gestão empresarial. Dessa forma, é fundamental que o empresário trabalhe com essa ideia, adaptando seu negócio às demandas da sociedade, que exige postura ética e responsável diante das transformações ambientais que afetam o mundo”, explica.

A FNQ sugere seis ações empresarias para engajar ações de responsabilidade social e podem ser aplicados em empresas de diversos tamanhos. Confira:

1. Identificar impactos negativos no meio ambiente
Observar entre as ações da empresa aquelas que podem gerar impactos negativos no meio ambiente e se planejar para eliminar, minimizar ou pelo menos compensar as consequências. Entre os impactos pode estar o consumo não correto de água, energia elétrica e papel ou o descarte incorreto de resíduos (como lixo, lmpadas fluorescentes ou cartuchos de impressora).

2. Previnir-se constantemente
Estar pronto para acidentes ou situações de emergência na empresa pode ser importante para diminuir o impacto no meio ambiente, já que uma ação planejada pode evitar imprevistos.

3. Comunicação transparente
Informar claramente para seu cliente os possíveis impactos ambientais dos processos, produtos e instalações, assim como as políticas e resultados das ações empreendidas, mostrando responsabilidade e credibilidade com seu público.

4. Conhecer a legislação vigente
É importante ter a ciência da legislação ambiental para a área de atuação da empresa, para evitar contratempos e prejuízos para o meio ambiente.

5. Contribuir para o desenvolvimento sustentável
Empreender inciativas sustentáveis, de forma voluntária, destaca a empresa e cria uma imagem positiva. Para isso, parcerias para a implantação ou apoiar ações já existentes podem ser caminhos para exercer uma maior responsabilidade ambiental.

6. Conscientizar colaboradores e parceiros
A partir do momento que você já tiver uma postura sustentável, é importante incentivar e apoiar ações semelhantes entre clientes, colaboradores e parceiros da sua própria empresa.