O programa “Uma Vida Sustentável”, desenvolvido em 2010 pela Kraft Foods Brasil, desenvolve a criatividade em várias escolas do país. A intenção é criar plataformas permanentes de projetos educacionais, sociais e culturais e ações de comunicação, conscientização e engajamento, para contribuir para a melhoria dos padrões de consumo e qualidade de vida da população brasileira. O programa está presente em Bauru (SP), Piracicaba (SP), Curitiba (PR) e Vitória do Santo Antônio (PE).

13 escolas de Piracicaba, por exemplo, estão recebendo o “Cantinho Faça o Seu Dia Maravilhoso”. É um armário móvel com jogos, livros DVDs e brinquedos educativos que incentivam a qualidade de vida. Além disso, os professores dessas escolas recebem um treinamento, para que essas ações continuem durante todo o ano.

“É toda uma questão de conscientização. É ter o bom senso no consumo, qualidade de alimentação, prática de exercícios físicos, a maneira de saber brincar sem a necessidade de veículos eletrônicos, usando a imaginação, causando um equilíbrio do ser, do ter. Permeia uma série de temas que introduzimos com a nutrição e a qualidade de vida”, explica Giselle Siegel, coordenadora de responsabilidade social da Kraft Foods Brasil.

Com o apoio do Instituto Akatu, o programa “Uma Vida Sustentável” realiza ainda a exposição itinerante “Uma Casa. Mil Olhares”, com um modelo de casa que evidencia os moldes de vida brasileira entre as décadas de 60 e 90. O objetivo da exposição é levar o visitante a refletir sobre como as transformações ocorridas ao longo das últimas cinco décadas mudaram os hábitos das famílias de classe média no Brasil. Essa etapa do projeto é aberto à visitação.

“O objetivo maior do projeto é conseguir, com ferramentas educativas, trabalhar com as crianças, que consideramos como agentes de transformação. E com eles provocar uma transformação em hábitos sustentáveis e qualidade de vida”, finaliza Giselle.