A instalação de sistemas sustentáveis e a adoção de outras iniciativas reduziu a conta de água em 70% e a conta da energia elétrica de R$ 1.880 para R$ 52 no restaurante e casa de eventos Eco House, em São Paulo. Comandada pelo chef Eric Thomas, o local fornece alta gastronomia com preços acessíveis e um espaço voltado para as práticas ambientais.

Eric comenta que ter um local completamente sustentável pode ser difícil, mas que qualquer inciativa já é válida. “Sabemos que é difícil alcançarmos o impacto zero, mas o que podemos fazer é parar, pensar e planejar algumas ações para minimizar o impacto ambiental na cozinha”.

Vários dos alimentos, por exemplo, são produzidos na própria laje, garantido o abastecimento de 50% do estoque da cozinha. Outros ingredientes são fornecidos por produtores sustentáveis e independentes, e qualquer sobra é transformada em adubo ou lixo reciclável. Outro cuidado é usar produtos da época, diminuindo o impacto no meio ambiente.

Clique na imagem para aumentar o tamanho. (Foto: Divulgação)

“Neste caso a gastronomia sustentável não precisa ser abordada como algo ‘eco-chato’. A criatividade é a fonte da cozinha sustentável. Investimos em saúde e sabor através de pesquisas e tecnologia. Vamos além do artesanal e oferecemos produtos mais sofisticados e que em geral beneficiam a saúde e contribuem para o rejuvenescimento e regeneração de células humanas”, explica Eric.

Além da horta, a laje também é usada para eventos, proporcionando aos frequentadores um novo modelo de interação com a cidade e com a natureza. Outra inciativa é a pista de dança, que é capaz de captar energia para ser utilizada no local.

Várias dessas técnicas podem ser usadas em casas também. Plantar ervas e pequenas plantas em vasos pode ser uma maneira de ter uma alimentação mais saudável, diminuir o uso de embalagens de supermercado e dar mais gosto à comida.

O chef Eric Thomas indica outras ações:

- utilizar alimentos frescos
- reduzir as embalagens dos alimentos
- priorizar grãos não processados
- deixar alimentos submersos, não lavar com água corrente.
- reutilizar a água utilizada na cozinha para regar a horta
- aproveitamento integral dos alimentos
- reduzir o uso de aparelhos eletrônicos

O local está disponível para a realização de eventos e funciona como restaurante no horário de almoço.