A Fundação Vanzolini é a responsável pelo processo de certificação AQUA, destinado para construções sustentáveis no Brasil. A empresa já certificou 29 edifícios e um conjunto residencial, mostrando que o ramo pode ser cada vez mais sustentável.
Bruno Casagrande, executivo de negócios da Fundação Vanzolini, explica que antes do modelo AQUA eram utilizadas certificações internacionais. “Era uma demanda do mercado brasileiro ter normas próprias para a certificação da construção civil. Assim, é mais fácil para o consumidor identificar os empreendedores sérios”.
Para diminuir o impacto ambiental do setor de construção civil, a empresa se baseia em 14 critérios de desempenho, divididos em quatro grupos: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde. Além disso, leva em consideração as fases de uma obra: a programação, a concepção, a realização e a operação.
A empresa também é responsável pela certificação do Escritório Verde, construção 100% sustentável realizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
A empresa estava presente na VI Reciclação, a Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação e Tecnologia Ambiental, em Curitiba, que ocorreu nos dias 04 a 07 de maio. Para masi informações, acesse o site do Processo Aqua.
Faça seu comentário