Foi inaugurada na região metropolitana de Curitiba (Almirante Tamandaré) a Usipar, Usina de Recicláveis Sólidos Paraná S/A. A empresa vai atuar na reciclagem da sobre de materiais da construção civil da região de Curitiba, apoiando todo o setor da construção.
O processo usado na fábrica recolhe resíduos do tipo A, que inclui a caliça das obras de construção (restos de material cerâmico, concreto, argamassa) e tritura, transformando os materiais em areia, brita, pedrisco e rachão, que serão comercializados para uma nova utilização na construção civil com o preço 25% mais barato que os produtos não reciclados. Além disso, o processo evita a extração desses materiais no meio ambiente.
Alexandre Graeser Blaszezyk, diretor da Usipar, comenta que, como a fábrica foi instalada recentemente, ainda não é possível quantificar a alteração que provoca no meio ambiente, mas é perceptível que a ação é benéfica.
“Como a Usipar acabou de ser inaugurada ainda não possuímos dados de impacto ambiental. O que podemos afirmar é que o material que chega nas caçambas não vai para nenhum aterro clandestino e nem para as margens dos rios. Sendo então positiva ao meio ambiente na diminuição de volumes retirados das cavas de areia e pedreiras, na reciclagem do material e em evitar o acúmulo de restos de produtos em bueiros e rios. Este processo se torna sustentável no momento em que existe a reutilização dos agregados, havendo uma economia financeira na parte estrutural de até 25% dos materiais”, explica Alexandre.
A empresa recebe os materiais através de empresas de caçambas ou pelas próprias construtoras. O processo de reciclagem dura em torno de 20 minutos por caçamba.
A empresa conta com 30 colaboradores, mas a expectativa é que o número dobre até o final do ano. O investimento inicial foi de R$ 7 milhões e a empresa ocupa uma área de 54 mil metros quadrados. No início da operação a empresa deve tratar cerca de 8 mil toneladas de resíduos por mês, com a possibilidade de alcançar 20 mil toneladas por mês. A intenção é participar de 15% do mercado de construção civil até o final do ano.
que tipo de material e fabricado com os reciclavel
Olá Adilson! O cimento e restos de construção são transformados em areia, brita, pedrisco e rachão.
visite nosso site,eu presto serviço pra magali ai da usipar…ela me conhece ok…
grato
heron
Sabe me informar se terá possibilidade de reciclar resinas e adesivos utilizados para fabricação das pastilhas de decoração?
Boa Noite. Estou iniciando o meu trabalho de conclusao de curso onde falo sobre a criaçao de uma usina de reciclagem dos residuos da construçao civil no médio vale do itajai em Santa Catarina. Existe algum email de contato do pessoal da usina? possuo algumas duvidas e sugestões para compartilhar… no aguardo!
fabricamos maquinas de reciclagem
http://www.mercadoderesiduos.com/ Pessoal tem um ótimo site para compra e vender resíduos sólidos e outros, até equipamento de processamento de resíduos. É um site de classificados especializado em resíduos onde você pode anunciar e comprar resíduos, seja resíduos sólidos, líquidos, ou equipamentos. Mercado de Resíduos