A Vila do Aço apresenta uma mini usina de reciclagem de embalagens de aço na Fispal Tecnologia 2011, a maior feira do setor de embalagens, processos e logística, que acontece entre os dias 07 e 10 de junho.

A ExpoAço é um espaço dentro da feira com painéis que explicam o funcionamento da reciclagem das latas de aço e o papel do consumidor para que as embalagens sejam recicladas após o uso.

Thais Fagury, Gerente Executiva da Abeaço.

É importante ressaltar que embalagens de aço são 100% recicláveis. “Hoje, temos uma variedade enorme de produtos envasados em latas de aço – vegetais, frutas, doces, produtos em pó, sucos, refrigerante, cerveja, água, biscoitos, leite condensado, creme de leite, pratos prontos, tintas, vernizes e muitos outros! A lata de aço acondiciona desde produtos populares, como a sardinha, até os mais requintados como o caviar fresco. Todas as latas de todos os produtos podem ser recicladas 100%, sem qualquer perda, surtindo em preservação de recursos para as gerações futuras”, explica Thais Fagury, gerente executiva da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço).

Justamente por serem recicláveis, é importante que os usuários tenham consciência de como descartar corretamente o material. O mais indicado é o encaminhamento para pontos de coleta ou cooperativas de reciclagem. 47% das embalagens de aço brasileiras são recicladas, mas a projeção é aumentar esse número em até 70% em cinco anos.

O processo de reciclagem é simples: em primeiro lugar, é feita a seleção do material, que pode estar misturado com outros produtos. Em seguida, as latas são levadas para uma prensa e enviadas para siderurgias. Nas usinas, as latas serão aquecidas e usadas como aço novamente para embalagens, carros, bicicletas, geladeiras e outros,

“A reciclagem das latas de aço é infinita, pode ser feita inúmeras vezes sem a perda das características mecânicas do material”, explica Thais.

SERVIÇO
O QUE: Vila do Aço
ENDEREÇO: Rua A/B/C, número 256
HORÁRIO: das 11h as 20h
QUANDO: de 7 a 10 de junho
ONDE: Pavilhão de Exposições Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana
INFORMAÇÕES SOBRE A VILA DO AÇO: http://www.abeaco.org.br/abeacofispal2011.html
INFORMAÇÕES SOBRE A FISPAL: http://www.fispaltecnologia.com.br/

Saiba mais sobre a ABEAÇO acessando o site www.abeaco.org.br