Confira as dicas para ter uma rotina doméstica mais sustentável:

1. Confira a vedação das janelas e portas. Um concerto simples pode tornar a casa mais eficiente em isolamento térmico e economizar energia com ar condicionado ou aquecedores.
2. Móveis podem ser reusados, principalmente quando ainda em bom estado. Pequenas reformas também podem resolver pequenos danos.
3. Leve eletrodomésticos com defeitos para o conserto antes de descartá-los. As vezes uma troca de peças pode resolver o problema, evitando o desperdício de plástico e componentes eletrônicos.
4. Lâmpadas com sensores de presença automáticos podem ser alterativas para deixar a luz acesa de noite, principalmente em locais de uso comum (como os prédios). É importante, porém, pensar na correta instalação, para que não fiquem posicionados em lugares que façam com que as luzes acendam sem necessidade. Isso pode acontecer quando são instalados em locais muito próximos da rua ou calçada, e movimentos externos acionam o sistema.
5. Separe o lixo. Mesmo que sua cidade ainda não faça a coleta seletiva, separar os resíduos pode facilitar o trabalho de cooperativas de reciclagem. Além disso, sempre que possível leve você mesmo os materiais para as cooperativas.
6. Cuide com vazamentos de água, principalmente os pequenos. Eles podem não parecer nada, mas gota por gota desperdiçam litros por dia. Assim, faça o reparo o mais rápido possível.
7. Quando uma roupa, móvel ou outra parte da sua casa sujar, faça a limpeza o mais rápido possível. A mancha saíra com mais facilidade e danificará menos o material, mantendo a qualidade do produto por mais tempo.
8. Faça uma lista de compras para ir ao supermercado. Assim, você se lembra daquilo que já tem em casa ou não, evitando o desperdício de alimentos. Além disso, concentrar as compras faz com que você vá menos vezes ao mercado.
9. Utilize ecobags e outras embalagens retornáveis. Você evita o uso de plástico e papel. Opte também por produtos com menos embalagens.
10. Reutilize tudo o que for possível. Quando realmente for descartar o material, certifique-se que não pode ser útil para mais ninguém.