Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o Programa Clickarvore está com as inscrições abertas e doará mais de 980 mil mudas aos colaboradores em novo edital. Podem participar proprietários rurais, pessoas físicas ou jurídicas, associações, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e ONGs das seguintes regiões: Oeste de São Paulo; Norte Central e Noroeste Paranaense; Sudoeste e Leste do Mato Grosso do Sul; Rio de Janeiro e Sul da Bahia. As inscrições vão até 20 de setembro.

Em dez anos de atividades o Clickarvore reflorestou mais de 13 mil hectares da Mata Atlântica. A seleção das áreas de plantio são feitas pelo site www.clickarvore.com.br, por meio de votos dos internautas. Quanto mais votos para uma região, maior será o percentual de mudas que ela receberá.

Áreas mais votadas do edital 01/2011 (Fonte: Clickarvore)

Após a implantação dos projetos selecionados, serão realizadas vistorias para verificar como as mudas estão sendo mantidas. Se for constatada uma boa manutenção, os proprietários rurais receberão bonificações pelo trabalho desenvolvido, correspondente a um valor fixo por muda e proporcional a área restaurada.

Outra forma de apoio à iniciativa é o programa Mudas Pagas, no qual o internauta pode comprar mudas e deixar que os técnicos da Fundação SOS Mata Atlântica decidam onde será feito o plantio. Elas estão dentro das áreas selecionadas por editais, que são prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Cada muda custa R$ 2,00 e o lote mínimo para compra é de 5 (cinco) mudas.

O Edital com todas as informações está disponível em https://clickarvore2.websiteseguro.com/editais/3-edital-nova-fase.pdf.