Mais do que a utilização de produtos ecologicamente corretos, móveis sustentáveis devem ter todo o processo de fabricação modificados, para que economizem água e energia. É o caso dos móveis da Florense, empresa que tem a certificação ISO 14001, que mudou sua linha de produção para fazer com que o produto final fosse efetivamente mais sustentável.

Cozinha da Florense: produtos são fabricados em linha de produção sustentável (Foto: Divulgação/Florense)

O processo de mudança da fábrica começou ainda em 1994. O primeiro passo foi o momento de instalação de lixeiras para a coleta seletiva e as campanhas de conscientização. Já em 1998 foi feito o levantamento dos impactos ambientais causados e a determinação de prazos para a solução de cada um deles.

Modelo de closet (Foto: Divulgação/Florense).

“A partir de então, máquinas, equipamentos e processos passaram a ser gradativamente substituídos por novos, com menor consumo e não poluidores. Cada passo da fabricação dos móveis foi repensado, levando em conta sua interface com a sustentabilidade. A preocupação com a destinação final dos resíduos líquidos e com o consumo de água, por exemplo, exigiu a construção de uma estação própria de tratamento de efluentes, com lagoas, decantadores e um sistema anaeróbico que permite tratar toda a água utilizada na fábrica e devolvê-la ao meio ambiente em sua forma pura”, explica Mateus Corrandi, gerente de Marketing da Florense.

Todos os investimentos e mudanças trouxeram uma redução de 67% no consumo de água, 12% do consumo de energia, 65% na geração de resíduos líquidos, 64% no consumo de lâminas de madeira e 25% no consumo de tintas. Todos os resíduos (sólidos ou líquidos) são encaminhados para reutilização em outras empresas.

Um exemplo é o processo de obtenção de pranchas de madeiras consideradas nobres. O processo é feito na Itália, seguindo leis europeias de extração, selecionando árvores considerando o tempo de vida que ainda teria e a distância entre elas na floresta. Assim, não é feito o desmatamento de nenhuma área. Com a reposição de árvores, é feita uma manutenção da floresta.

Conscientização

Para incentivar ainda mais a sustentabilidade, a Florense lança um hotsite para mostrar atitudes e ações que as próprias pessoas podem ter em casa, além de mostrar as ações da própria empresa para a sustentabilidade. Acesse o FlorenseVerde para mais informações.