Através da internet e de encontros presenciais, jovens paranaenses discutem a agem pela sustentabilidade no grupo Juventude Paranaense Rio + 20. Organizado por Diego Henrique da Silva Batista, 25 anos, coordenador da ONG Sociedade Global, o grupo pretende divulgar temas os temas da Conferência: “A Economia Verde no contexto da Erradicação da Pobreza e do Desenvolvimento Sustentável”. O movimento quer assim atingir também os Estados e Municípios, incentivando a execução de de políticas públicas e planos alinhados com as recomendações da Conferência.

Em oficina, os jovens do grupo organizaram uma rede de contatos e ações a serem elaboradas.

“A juventude compreende que é a geração do presente e do futuro e se sente preparada e muito motivada para assumir esse papel. Em nossa rede no Facebook contamos com 235 jovens do Paraná, indiretamente envolvidos na mobilização, em torno de 60 jovens estudantes e representantes de instituições, e diretamente estamos com aproximadamente 25 representantes na Comissão que está organizando a mobilização, que também estão distribuídos nos Grupos de Trabalhos Temáticos do Fórum Permanente da Agenda 21 no Paraná. Temos como intuito maior promover a cooperação entre as diversas ações de jovens do Paraná, esse evento construirá as bases para a formação de uma rede para compartilhar e fortalecer as práticas de indivíduos e organizações no seu trabalho de desenvolvimento na sociedade”, explica Diego.

Diego, organizador do grupo, quer que movimento atue em diversos campos da sociedade.

Grande parte da mobilização é feita pela internet, mas encontros quinzenais são organizadas para propor estratégias e planos de ação. Nesse momento, o grupo elabora materiais e ações para sensibilizar a sociedade, mapeando coletivos e organizações e participando ativamente de eventos. ” Estamos buscando participar de encontros de diversos setores para mostrar a transversalidade do tema da juventude e nossa imparcialidade quanto aos setores, pretendemos cooperar com todos e garantir nossa voz na única bandeira que levantamos: um futuro sustentável para todos”, comenta Diego.

O próximo encontro será no dia 09 de julho, a partir das 9h na SEMA. Para participar, é necessário mandar o nome e o RG para Diego até o dia 08 de julho, pelo e-mail diegohsbaptista@gmail.com