Quando não é possível usar a bicicleta, o transporte público ou outras formas alternativas de mobilidade, algumas medidas podem ser tomadas para diminuir o impacto ambiental dos carros. Confira dicas para dirigir sustentavelmente com o seu carro:

Vá mais devagar
Acima de 90 km/h o consumo de combustível tem um aumento significativo, sendo que a 110 km/h chega a ser 25% maior do que a 90 km/h.

Mantenha distância de outros veículos
Além da segurança, essa medida evita acelerações desnecessárias ou freadas que consomem combustível desnecessariamente.

Faça manutenção regularmente
Motores mal regulados ou com filtros de ar e óleo sujos podem gastar mais combustível e emitir mais gases poluentes quando comparado a outro em boas condições. Dê também atenção aos pneus, pois calibrados e eficientes chegariam a economizar cerca de 800 mil barris de petróleo por dia, segundo a Agência de Informações em Energia dos Estados Unidos.

Não espere “esquentar” o motor
Carros com injeção eletrônica não precisam esquentar o motor antes de serem usados.

Evite deixar o carro no ponto morto, desligue o motor
Além de diminuir a poluição você pode economizar, já que em pequenos intervalos de tempo dar a partida consome mais combustível.

Mude a marcha antes de chegar a 2.500 rpm (gasolina) ou 2.000 (diesel)
Ao ficar atento a esses valores no conta-giros, é possível aumentar a eficiência do consumo do combustível. Já nos carros automáticos, a dica é manter a velocidade constante e usar a marcha mais alta possível.

Use o ar-condicionado somente quando for necessário
Ligado, o ar-condicionado pode chegar a mais de 10% do consumo do combustível. Procure estacionar em lugares sombreados para utilizar menos a climatização.

Diminua o peso
Um excesso de 48 kg chega a aumentar 2% os gastos do combustível.

Não esqueça de desligar os acessórios
Antes de sair do carro confira se o rádio, tv portátil, dvd ou outros acessórios estão desligados.

Organize-se: dê caronas ou participe de rodízios
Observe quem mora perto de você e que possa aproveitar uma carona. Assim, todos podem economizar e diminuir a emissão de CO2 e congestionamentos.