A lavanderia ecológica Mil Bolhas foi selecionada pela última edição do Fundo Avon Viva o Amanhã na categoria empreendedorismo cooperativo. Ela faz parte do projeto Construindo o Futuro da ONG Sociedade Assistencial Vale do Canoinhas (Santa Catarina) (SAVC) que incentiva a economia com geração de renda e desenvolvimento sustentável.

“São dez mulheres que trabalham na lavanderia, que a partir da coleta de óleo de cozinha utilizado pela comunidade geram um sabão sustentável que é empregado na empresa”, conta Mozara Carvalho Schadeck, assistente social da SAVC. A ONG recebeu R$ 40 mil reais da Avon, com a indicação da revendedora Cassia Rejane Nader Salomon, que apoiou a ampliação do projeto que antes era uma pequena lavanderia de fundo de quintal.

“Já estamos fazendo uma campanha para conscientizar a comunidade do descarte correto do óleo de cozinha e de como ele pode ser reaproveitado na geração de novos produtos e rendas”, explica Mozara. A Mil Bolhas está aguardando a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricação do sabão ecológico e funcionará em horário comercial atendendo a comunidade local de Canoinhas.