Com o objetivo de mostrar para jovens o funcionamento de energias alternativas, a empresa paulista Direcional Eletroeletrônica lança Kit Educativo DR Wind Lab, composto de um mini aerogerador e um pequeno painel solar que funcionam de forma idêntica aos reais. Assim, alunos podem montar e entender a dinâmica das energias solar e eólica, fontes limpas de eletricidade.

O produto é indicado para alunos de escolas e ensino médio (Foto: Divulgação).

“Esse tipo de produto é muito útil para a formação de uma geração sustentável, pois permite que o jovem tenha contato direto e de maneira lúdica com esta tecnologia, que tende a se popularizar em poucos anos. Os meninos de 12 ou 14 anos hoje serão os consumidores desta modalidade de geração quando tiverem 20 ou 25 anos, e serão também responsáveis pela sua geração. Eles serão obrigados a utilizá-la, uma vez que esta geração corre sérios riscos de herdar um planeta seriamente degradado”, explica Antônio Lizar, diretor de marketing da empresa.

A energia gerada pelos captadores pode ser armazenada dentro do próprio aerogerador ou utilizada no momento da geração. Os aparelhos permitem ainda ajustes e variações para o processo de aprendizagem. O produto acompanha acessórios, como um módulo luminoso e musical, monitor de energia e um voltímetro de LED. O produto é desmontável, permitindo que seja usado muitas vezes. Se bem cuidado, pode durar até por 15 anos.

Este produto foi colocado no mercado devido a sugestão de um professor de um colégio de São Paulo, que procurava por algo que pudesse ajudar no ensino da energia sustentável. Eu fiquei surpreso em constatar o grau de consciência e preocupação por parte dos professores quanto ao tema. O professor, felizmente, ainda é uma referência positiva, um líder e um formador de opinião. Com a participação deles a energia sustentável passará a ser uma realidade com maior rapidez e consistência. A preocupação desse professor com a didática do ensino, através de um aprendizado dinâmico, foi genial” comenta ainda Antônio.

O preço do produto é de R$ 1.980,00, e pode ser adquirido pelo site da Direcional ou através do telefone (11) 3334-0066.