A Alterdata Software, desenvolvedora de sistemas de gestão empresarial, inaugura o primeiro prédio de seu novo complexo administrativo, com características sustentáveis, em Teresópolis, interior do estado do Rio de Janeiro.

Novo prédio da empresa, com características sustentáveis (Foto: Divulgação). Clique na imagem para ampliar.

A construção permite o aproveitamento da água da chuva, destinada para uso nos lavatórios, captação de energia solar, estação de tratamento de esgoto, telhado de grama – que colabora com o isolamento térmico, diminuindo o uso de ar condicionando em até 45% – e vidros nas janelas que otimizem a entrada de luz e a conservação térmica.

“A necessidade de construir um prédio sustentável é estar em uma região e sentir que podemos fazer algo em prol dela. Temos incentivos fiscais por sermos uma empresa que não polui. Assim, essa foi uma maneira de retribuir para a cidade tudo o que recebemos. E Teresópolis ainda é uma região turística, e queremos manter a região assim”, explica Ladmir Carvalho, Diretor Executivo da Alterdata.

Assim, parte do projeto foi também a conscientização dos funcionários, para que a sustentabilidade fosse praticada dentro da empresa e também passada adiante, para a casa das pessoas. “A empreas veio fazendo um trabalho com eles desde o começo da obra. A principal faixa etária dos nossos funcionários é de 27 anos, que é uma geração muito mais consciente com o meio ambiente que as anteriores. Por isso, mostramos para todos a importância de uma construção assim, e aplicamos lixeiras de separação de lixo e promovemos a coleta de lixo eletrônico e baterias. Quando começamos a construir o prédio, foi impressionante a receptividade da equipe”, comenta Ladmir. Os materiais recolhidos, como baterias e materiais eletrônicos são encaminhados para uma ONG de tratamento.

Para conhecer melhor a empresa, acesse o site.