O financiamento coletivo está se tornando um novo canal de incentivo para a viabilização de projetos. O site ComeçAki está no ar há pouco tempo e propõe ajudar projetos nas áreas ambiental, social, esportes, empreendedorismo, cultura, pessoal, eventos e jornalismo.
“O site é um lugar que conecta pessoas que acreditam na coletividade, para viabilizar ideias, sonhos ou iniciativas que possam melhorar a sociedade onde vivemos”, explica Bruno Barros, sócio do ComeAki. Ele defende que o poder da disseminação, a velocidade e a gratuidade da Internet devem ser aproveitados para promover ações que possam melhorar a sociedade.
“O meio ambiente já faz parte da Internet onde temos as iniciativas coletivas, movimentos ecológicos e troca de ideias entre grandes institutos de pesquisa. Os green business são uma necessidade e se relacionam com a sustentabilidade ao redor disso”, afirma. Por enquanto, na área ambiental do site há somente o projeto “Plantas do nosso tempo”.
Ao inscrever um projeto é possível determinar o período que ele ficará exposto no site para arrecadar a verba necessária para torná-lo viável. Para incentivar as colaborações também há recompensas que variam de acordo com a quantia doada, mas não há um valor mínimo ou máximo para cada projeto. A vantagem do site é que não há nenhuma taxa ou cobrança de envio ou de aprovação pela equipe.
“Para aqueles que apoiarem uma iniciativa, significa a possibilidade de colaborar com algo com o qual realmente se identifiquem, que faça sentido, sabendo para que aquela verba será destinada, quem é e qual é o currículo do autor do projeto” diz Bruno. Tudo isso com a garantia de que o recurso só será utilizado se a meta inicial for alcançada, caso contrário o dinheiro é estornado a todos que contribuíram.
Sou Professor de Educação Física, tenho uma Banda de Congo com crianças especiais denominada Banda de Congo Beatos de São Benedito, A Cultura Popular como Mei de Inclusão Social. Fazemos uma atividade cultura denominada Fincada da Colonização do Solo espiritosantense no dia 23 de Maio e Retirada do Mastro no dia 07 de setembro de 2011, costumamos divulgar o evento através de confecção de camisetas alusivas ao evento, panfletos, faixas. Convidando todos e saimos da rua Araribóia onde é a séde do projeto e caminhamos até a Igreja do rosário na Prainha de Vila Velha soltando foguetes para chamar atenção da população. Este ano assim como ano passado ganhamos um boi e iremos fazer um churrasco para todos que comparecerem. Precisamos de ajuda. Naio Santos, veja no orkut as fotos e a veracidade do projeto. Aguardo retorno
Olá Leonardo, você poderia acessar o site do ComeçAki (www.comecaki.com.br) e inscrever seu projeto. Nós somos um site de notícias e não há uma forma que possamos te ajudar no momento. Obrigada pelo contato e boa sorte com a banda!