O programa Seja 10 Contra o Desperdício, organizado pela GRSA – Soluções em Alimentação e em Serviços de Suporte – e pela Vitarella, indústria do setor de alimentos, mostra que é possível evitar o desperdício de alimentos nos restaurantes. Para combater as pequenas quantidades deixadas pelas pessoas nos pratos durante o almoço, é proposta uma troca: cada bandeja sem sobras é equivalente a dez gramas de alimentos doados para instituições beneficentes.

Assim, são cerca de 250 quilos de comida doados para crianças da Escola Evangélica Cristo e os colaboradores da Associação Missionária da Graça de Deus, ambas em Pernambuco.

Além disso, porém, a GRSA quer ainda mostrar preceitos da sustentabilidade para todos os clientes. “O principal objetivo do programa é a conscientização dos consumidores ao não desperdício de alimentos, tornando possível também que esse hábito seja adquirido e aplicado não somente em nossos restaurantes, mas em suas casas, com suas famílias, ampliando o poder do programa”, explica Lilian Del Buono Spina, gerente de comunicação corporativa da GRSA.

Já a necessidade de um projeto relacionado à sustentabilidade e ao desperdício de alimentos vem da grande quantidade de refeições servidas diariamente pela empresa. “A GRSA serve, diariamente, 1,4 milhão de refeições em suas 2000 unidades espalhadas pelo Brasil. Isso torna fundamental a estruturação de programas que ajudem no combate ao desperdício, seja de alimentos, de água, energia, etc”, comenta Lilian.

O Seja 10 contra o desperdício já é aplicado pela GRSA desde 2004 e já arrecadou mais de 40 toneladas de alimentos no país. Diariamente, a GRSA serve 2.750 refeições na Vitarella.