Com o aumento de apartamentos e casas pequenas, jardins são espaços cada vez mais raros no lar brasileiro. Ainda assim, as plantas são necessárias para a sustentabilidade, além de deixar os ambientes mais agradáveis e o ar mais limpo. No caso das hortas, ainda é possível ter alimentos e ervas frescos e mais saudáveis.

Para isso, veja abaixo dicas de como começar e manter um jardim. Ao lado, veja imagens de diferentes jardins que mostram que é possível ter plantas até em locais pequenos.

1. Se você já tem um jardim, cultive o que já cresce ali, em vez de mudar.
2. Escolha as plantas de acordo com o clima da região e a sua rotina e disponibilidade para cuidar do ambiente. Plantas que exigem menos água são indicadas para pessoas com menos tempo para a manutenção, por exemplo. O sol disponível também deve ser levado em consideração.
3. Quando for escolher plantas, opte por aquelas com um tamanho condizente ao espaço disponível para seu desenvolvimento.
4. É importante escolher terras boas, adequadas e adubadas, principalmente para a criação de plantas em vasos.
5. Proteja as plantas menores de ventos fortes, principalmente quando as plantas ficam em sacadas, varandas ou perto de janelas.
6. Plantas nativas se desenvolvem com mais facilidade e exigem menos cuidados, pois estão preparadas para o clima da região.
7. Agrupe as plantas com necessidades semelhantes. Assim, será mais fácil fazer a manutenção de acordo com as características de cada grupo.
8. Material de compostagem é ideal para adubação das plantas. Faça o seu (se possível) ou opte por produtos de origem natural.
9. Para evitar a evaporação da água rapidamente, regue as plantas pela manhã ou fim da tarde, quando estiver mais fresco.
10. Escolha variedades resistentes a pragas para começar. Elas necessitam de menos manutenção e têm mais chances de se desenvolver. Jardineiros e profissionais de floricultura podem informar sobre as características de cada região.