Comprar móveis novos pode não ser necessário se houver uma boa conservação e cuidados frequentes. Veja como conservar de forma adequada cada tipo de material:

Fibras naturais
- Em móveis de vime ou bambu muitas vezes um pano úmido ensaboado já é suficiente para tirar a sujeira.
- Óleo cítrico ou de linhaça reidratam as fibras que não possuem acabamento, evitando o ressecamento.

Madeira
- Evite a exposição ao sol, pois os raios ultravioletas danificam a madeira e desbotam tecidos.
- Lugares muito úmidos, muito secos ou próximos de aquecedores ou lareiras prejudicam o material. Sob a umidade a madeira se expande e sob calor intenso ela poderá rachar.
- Utilize proteções sobre os móveis para protegê-los de líquidos e do calor através de tecidos, descanso para copos ou jogos americanos.
- Antes de limpar retire o pó. Se o lustrador for aplicado com a madeira empoeirada ela poderá ser riscada.

Dica: Lustra-móveis industrializados podem conter substâncias altamente inflamáveis e perigosas se ingeridas, inaladas ou quando entram em contato com a pele como nitrobenzeno, destilados de petróleo ou fenol.
Um lustra-móveis caseiro pode ser feito com a seguinte receita: 125g de cera de abelha ralada, 500 ml de óleo de linhaça cru (se a madeira for escura) ou azeite (se a madeira for clara) e 1 colher de chá de óleo essencial. Derreta a cera numa tigela em banhe-maria, adicione o óleo/azeite e mexa por três minutos. Retire do fogo e misture o óleo essencial. Espere esfriar, com um pano aplique na madeira (deixando agir por trinta minutos) e lustre normalmente.

Couros e tecidos
- Em couros, manchas de gordura podem ser retiradas esfregando óleo de eucalipto.
- Limpe tecidos sem molhá-los muito. Misture 4 partes de água morna com 1 parte de detergente neutro numa batedeira e escove apenas a espuma do sabão.