Os testes em animais já foram proibidos em diversos lugares, como toda a União Européia. Além de fazer maltratar os animais, os testes não são seguros, já que a eficiência do produto não é garantida.
Confira a lista das marcas que já anunciaram não fazer testes em animais. Para mais informações, acesse o site do PEA (Projeto Esperança Animal). Clique na imagem para ver em tamanho maior.
Achei legal a notícia, mas para ser mais prático e talvez surtir efeito pela disseminação desta informação poderia ter principalmente a lista das empresas que ainda testam em animais e assim repercurtir mal para elas e quem sabe tomarem uma atitude.
Boa idéia!
Exatamente Juliana, ótima sugestão!
avon primitiva, faz teste em animais até hoje….eu nem passo perto de produtos covardemente testados….me dá nojo
Desde que tomei conhecimento da prática de testes cruéis em animais eu deixei de consumir todos os produtos destas empresas nojentas.
DANE-SE se a maquiagem de tal empresa que testa é melhor do que outra que não testa, beleza é passageira, uma vida não. A porcaria destes testes deveriam ser proibidos e os funcionários safados que os fazem tem que ser jogados na cadeia!!!!
Adorei ! E temos sim que encaminhar o nome destas empresas para o máximo de pessoas que pudermos ! Ótima notícia ! Parabéns !!!
Eu não achei a AVON, sinal que testa em animais né, que pena, menos uma cliente.
Olá Bia, a Avon está na lista sim, mas nas marcas internacionais! A marca, inclusive, foi uma das primeiras a parar de fazer testes em animais, ainda em 1989. Se quiser mais informações sobre isso, veja aqui: http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2010/07/16/confira-as-marcas-de-cosmeticos-que-nao-realizam-testes-em-animais/
Infelizmente a AVON voltou com a pratica de testes em animais. Mais informações aqui
http://vista-se.com.br/redesocial/apos-20-anos-avon-volta-a-testar-em-animais/
Avon esta na lista Internacionais
nao sabe ler topera, ta escrito Avon bem grande na lista
Avon é internacional…..dê uma olhada!!!
A questão, além de não testar em animais, é saber se essas empresas constantes na lista tb não utilizam matéria prima de origem animal em seus produtos… Não testar em animais mas matar animais para fazer produtos tb não é nada ecologicamente coreto!
Obrigada, feliz em saber!!!
Bia, se não me engano a Avon tá na lista da cruelt free sim…
Não está não.
e Natura??? não aparece, eu já sabia que ela faz testes em animais…o nome da marca é uma MENTIRA!!
Olá Solange, a Natura consta na lista da PEA como uma empresa que não testa em animais.
Por um acaso, alguma de vocês se submeteria a testes de medicamentos e cosméticos? Vocês realmente acham melhor testar primeiro em humanos a testar antes em animais que são criados em laboratório especificamente para esse fim? Se tem que se preocupar com animais, se preocupem com os silvestres, esses sim são muito ameaçados por estas empresas… e por muitas outras que não estão em lista nenhuma… e são estes animais que vão fazer falta para os seus filhos quando não houver mais equilíbrio ecológico, e o planeta estiver no maior caos. Os animais de laboratório vão sempre existir. Depois os seus filhos podem ver fotos de animais silvestres, quando não existir mais nenhum na natureza…
Começa a testar produtos nos olhinhos do seu filho. O ser humano tb não está em extinção, tem um montão sobrando.
Lála, concordo com vc. Tem tanto ser humano na terra, também, né? Vai fazer falta nenhuma. O imbecil do Biólogo esqueceu que os “animais do laboratório” são únicos, também sentem medo, frio e dor. Partindo da ideia cretina de que animais de laboratório sempre irão existir, homens, mulheres e crianças tb. Pega o filho dele, a mãe, a mulher… ué? Tem mais gente no mundo. Casa com outra, faz outro filho. Afinal de contas, vínculo afetivo pra esse jegue é algo que só existe entre os humanos. Os ÚNICOS seres da face da terra que se matam uns aos outros por causa de dinheiro, que se corrompem, que maltratam animais por puro prazer (vide touradas, sacrifícios pra despachos, maus tratos contra animais domésticos etc.). Esse é o ser humano, o pior ser da face da Terra. Eu não quero cuidar do meu cabelo ou sobreviver se souber que certo produto foi elaborado à custa da vida de um animal inocente. Se existem empresas que não fazem testes, então é possível simplesmente não fazer.
Biólogo, eu não me submeteria a testes. Mas também não acho correto submeter animais a isso. Você tem cachorros em casa? Olhe bem pra cara de seu cachorro e tente imaginá-lo sendo furado, tendo os olhos queimados por substâncias corrosivas. Não, isso não está certo. Não adiante dizer que tem muito animal de laboratório à disposição. Cara, eles sentem medo, sentem frio, sentem fome, ansiedade. O cachorro, em particular, cria um vínculo com o ser humano. Imagine a pessoa pegando um filhote de beagle – UM BEBÊ – e fazer essas atrocidades??? Meu Deus, cara, você é biólogo. Tem certeza de que está na profissão correta? Isso é loucura. Voltando à minha primeira frase, não, eu não faria testes, porque sei que existem empresas que NÃO REALIZAM testes. E se essas não fazem isso, é porque é possível desenvolver produtos sem precisar sacrificar animais. E se isso não fosse possível, o ser humano se julga tão inteligente, que poderia criar processos que não demandassem testes em animais. Não é simples, mas também não é impossível. Se a gente soubesse usar a inteligência pro bem, certamente não teríamos a bomba atômica como uma arma de destruição em massa, ou hackers clonando cartões de crédito. Usaríamos essa inteligência pra coisas mais benéficas para a humanidade e para todos os outros seres, que não são inferiores a nós. Aprenda isso. Ou então repense a sua profissão.
Gente essa lista está estranha..É só mandar um email para a Natura que eles confirmam os testes em animais.
Bem, foi isso que li, mas é um link antigo. Resta esclarecer.
http://www2.natura.net/Web/Br/Inst/politicas/posicionamentos-natura/src/teste-em-animais.asp
a vult nao está na lista? eles me escreveram dizendo que nao testam e nem usam produtos de origem animal…
Olá Luciana! Podemos confirmar a informação!
Esqueceram de incluir a empresa Forever Living Products.
Ela tem o selo “Cruelty Free”.
a empresa em que eu trabalho tambem nao testa em animais um dos motivos pra eu ter entrado nela! a mary kay no mundo todo nao testa em animais!!!
MaryKay faz testes em animais sim, mas na China, onde os testes sao exigidos por lei. Muitas organizacoes estao tentando fazer com as leis chinesas mudem, inclusive pedem ajuda a MaryKay para isso. Escrevi a MaryKay dizendo que nao compro os produtos por esse motivo, e pedindo mais uma vez que se mexam para mudar as leis chinesas.
É isso ae – acho uma boa ideia tb se divulgássemos a lista das empresas que ainda usam animais para testar seus produtos
Ótima matéria! É importante que as pessoas saibam que são responsáveis pela morte de seres inocentes… Hoje em dia existem outras alternativas para realizar testes sem precisar destruir vidas!
Fiquei sabendo q a UNILEVER, marca mais utilizada no Brasil e no mundo , da qual fazem parte a Nestlé dentre mtas empresas, OMO sabão em pó , etc…realmente utilizam animais em experiências de seus produtos, isso realmente procede?!Penso q seja importante tais empresas divulgarem se usam ou não animais em laboratório! Já q além de ser configurado como maus tratos a animais em mtos casos, mta gente é contra esse procedimento de tortura contra seres inocentes!
Olá Rosely! Vamos tentar checar melhor essa informação!
Parabéns Gisele por essa matéria. É realmente importante divulgarmos as ações positivas da Indústria de HPPC. Abs
Obrigada Rose!
Acabei de compartilhar em meu FB.
Que ótimo vcs publicarem essa lista! Faço minhas compras de acordo com ela há anos e mais pessoas precisam saber que há crueldade com os animais por trás de algumas marcas bem conhecidas! Se nos conscientizarmos e pararmos de comprar produtos que são testados em animais, essas empresas terão que mudar, simples assim! Aconselho mandar e-mails para as empresas, pedindo que elas parem de torturar os animais, só assim elas vão perceber que boa parte dos consumidores de preocupa com isso…
DEVERIA HAVER UM SELO INDICANDO AS EMPRESAS QUE NÃO FAZEM EXPERIÊNCIAS COM ANIMAIS, ASSIM, FICARIAM MAIS ESCANCARAS AS QUE AINDA, VERGONHOSAMENTE, FAZEM.
Gente, é só clicar direto lá em cima do quadro, onde tem grifado PEA (Projeto Esperança Animal) que vai direto no site da PEA e lá tem a outra lista… eu a uso á muito tempo… desde o Orkut… dos que testam e dos que não testam…
Alguém sabe se a marca de perfumes de Salvador Dali e a Nivea testam? Se souberem me avisem, obrigado.
Olá Cleber! Iremos checar para você!
A NIVEA não testa em animais.
A AVON voltou a testar em animais e a BOTICARIO testa 30% de seus produtos em animais e ainda patrocina o SPFW que permite desfiles de marcas que ultilizam peles de animais, uma prática abominável!
Boicotem a AVON e o BOTICARIO. E aproveitem e boicotem a UNILEVER e e a LOREAL ….
Como vamos saber se realmente a empresa não testa em animais e como saber se realmemte aluns produtos fazenm mal a alguns animais?
Olá Marco! A lista é feita pela PEA, instituição que fiscaliza essas informações.
Maravilhosa lista, vamos divulgar e escrever ás outras que parem com esse abuso contra os direitos dos animais!!!!
Gostei muit da informação, mas também quero a lista das que ainda testam e também a lista das empresas de produtos de limpeza
Olá Antonio! Vamos tentar fazer essa matéria! Mas a Cassiopéia, presente nessa lista, é uma marca que também produz produtos de limpeza.
Natura testa em animais ; ou deixou de testar , agora ? não uso os produtos da Natura por saber que testam, os feitos para consumo interno, os exportados não são testados.
Olá Maria, segundo a PEA, a Natura não testa em animais.
me desculpe pela falta de informação, mas se o produto não é testado em laboratório e em animais como são feitos os testes? gostaria de saber o que vai assegurar a qualidade do produto e sua eficacia.grato pela atenção
Olá Amaury! Os testes inicialmente são feitos apenas em laboratório, com processos químicos semelhantes aos que aconteceriam no corpo humano. As marcas usam também seu repertório de testes antigos, que já dão informações de substâncias que podem ser usadas ou não.
Legal a iniciativa de divulgação, mas devem divulgar também as grandes corporações que continuam a utilizar estas práticas bárbaras!!
Até uso de pele animal! No Brasil há fabricantes de produtos de couro que citam a “cota’ de “extermínio” para produção de sapatos, bolsas que consideram “exclusivos”, como o jacaré, criado em cativeiro para alimentar vaidades. Eu não me sentiria nem um pouco elegante usando este tipo de produto.
Os ditos animais só matam para se alimentar.
Onde está a evolução?
Feliz em saber q a AVON não realiza teste em animais! \o/
Me considero uma protetora dos animais..e fico mto feliz em ver uma matéria como essa!
Parabéns para quem teve a idéia de assinar uma matéria tão maravilhosa como essa,principalmente em tempos que se fala tanto em SUSTENTABILIDADE! A UOL, aliás não só a mesma, como outros veiculos de comunicação deveriam ao invés de publicar matérias fúteis e inúteis, deveria publicar mais matérias como essa!
Psrabéns!!!
Obrigada Priscila!
Os cosmeticos da Chanel e da Donna Karan estao na lista da cruelt free, porèm as roupas e acessorios sao feitos de peles de animais (focas, raposas, coelhos, etc). Entao, vale a pena lembrar que o melhor è boicotar TODOS os produtos destas marcas!
alguem conhece um cosmetico da marca D´agua natural? queria saber se esse faz parte dessa lista também ou não..
Olá, a marca não está presente na lista da PEA, mas podemos confirmar essa informação!
pendo, assim pararei de usar L’oreal em brave.
A Avon está nesta lista, sim. Na relação das internocionais.
quero mais noticias sobre esse tema viva los animales
A avon acabou de perder duas clientes,eu e minha filha.
Boa idéia a que deram acima, colocar também as que fazem teste com animais.
Grandes josta!
Muito importante para a informação e conscientização dos usuários. Porém, para melhor compreensão, a lista poderia ter sido mais bem organizada. Mesmo assim, parabéns!
Não encontrei o nome da natura. Será que não enxerguei ou não está na listam mesmo?
Está na lista sim Haydee!
Natura na lista? Contam por aí que a natura faz sim teste com animais… Que chato td isso.. cada hora é uma informação.
Só uma coisa: Se não testam em animais testam em quê? Em humanos pobres?
Nenhum produto vai pro mercado sem muitos testes.
Então nos bichinhos não pode. Mas se é alguém pobre, que está disposto a ser cobaia porque precisa de grana, tá valendo?
Pouca hipocrisia, hein?
Eu tenho pena de pessoas ignorantes como você. Vai procurar saber melhor sobre esses testes e os resultados deles quanto a serem bons ou não pra nós. Se você não sabe, existem empresas que simplesmente não realizam testes em animais. Como conseguem? Procure saber. Pouca inteligência, hein!
É de conhecimento público que toda empresa faz teste de seus produtos. A pergunta é: se os testes não são feitos em animais, então são feitos em humanos? Onde estão as cobaias? Nas placentas dos fetos? Parece que os animais são bem mais protegidos, não? Por que não fazem uma lista das empresas que tenham certificado
contra crueldade humana?Seria ótimo conhecê-las também!
Muito bom divulgarem essa lista! Como já disseram, seria bom colocarem o nome de quem ainda testa em animais… (e a Avon não testa) Seria muito bom se colocassem uma matéria explicando o que são os testes. Infelizmente, muita gente desconhece; acha que testar um batom, por exemplo, é passá-lo na boca do animal ou coisa do tipo. Os testes feitos em animais são tortura da pior, coisa inimaginável, monstruosa.
Parabéns pela divulgação. Mas dizer que os testes em animais os “maltratam” é ser beeem bonzinho. Os testes em animais são terríveis! Só conhecendo para se ter uma ideia!
Natura e O Boticario não testam?????
Bom saber, para não comprar de nenhuma empresa destas. Afinal, como confiar em algo que não foi testado em um mamífero previamente?
fiquei sabendo q a NATURA faz testes em animais. por favor, confirmem pr mim c for verdade.
Olá Dani, segundo a lista da PEA a Natura não testa em animais.
Nos deveriamos mostrar as empresas que usam animais como cobaia.Ai sim nao comprariamos mais,
gostaria de obter esta lista em meu email.
semi di lino não é marca e sim um produto do group Alfaparf da linha Alfaparf Milano
Muito bom!
Falta também dizer como os testes são feitos, senão todo mundo vai pensar que eles só passam shampoo no coelho pra ver se ficou cheirosinho, quando na verdade deixam o olho dele queimando com o produto pra ver as consequências. Aquele shampoo pra crianças da Johnson que “não arde os olhos” foi testado assim! E isso ainda é feito hoje em dias.
Testes em animais é uma das maiores crueldades da humanidade e precisa acabar!
Recomendo à todos que conheçam também as empresas TESTAM, não comprem seus produtos e digam à elas que você deixou de comprar pois é contra os testes. Quem testa: http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdotest.pdf
As mais conhecidas que testam:
- colgate-palmolive
- johnson&johnson
- procter&gamble
- unilever
Olhem pelo o fabricante e não a marca.
Obrigada Tiago!
Parabenssssss pessoal, amo voceis pela atitude de amor aos animais pois eles respeitam a natureza milhões de vezes mais que nós, então vamos respeita-los.
A Loreal não achei na lista….que pena!
Olá Amanda! A Loreal não está na lista da PEA, mas podemos investigar para verificar melhor!
Gostei bastante de ver sua lista, Gisele, obrigado! Sem duvida vai ser muito útil pra galera que não é a fim de patrocinar o sofrimento das maravilhosas criaturinhas.
Obrigada Fábio!
e incrivel como tem empresas que usam os animais como tal ferramenta de estudos que torturam os machucam tudo por causa do ser humano ,os animais são tao endefeso
Weleda é uma marca/empresa suiço-alemã de 1921, presente no Brasil há mais de 50 anos. Não é marca Nacional e NÃO testa em animais.
Obrigada Elisa! Iremos incluir na lista!
Muito boa a iniciativa de publicar a lista das empresas que não testam, mas também seria muito importante o publico saber as empresas que testam.
É muito fácil dizer que não testo meus produtos em animais e levantar a bandeira, mas se as empresas realmente se preocupam será que as matérias primas que usam, muitas delas terceirizadas, não foram submetidas ao teste? Fica a dúvida…
O Avon esta na lista dos internacionais
Só pra constar, a Payot é uma empresa NACIONAL e nao internacional como consta na materia.
Esqueceram de incluir Mary Kay cosméticos
Olá Janice. Usamos a lista divulgada pela PEA (Projeto Esperança Animal), e consta as marcas que foram fiscalizadas por eles.
Atenção! A AVON voltou a testar!
http://consciencia.blog.br/2011/11/avon-financia-testes-em-animais-na-china.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+arauto+%28Arauto+da+Consci%C3%AAncia%29
@>–>—-
Olá! Obrigada pela participação! É importante que essas informações sejam partilhadas para que cada um possa tomar suas próprias conclusões!
Que notícia péssima, obrigado pelo aviso pessoal da Voz Animal!
Só confirmando, galera: Infelizmente a Avon voltou SIM a testar em animais. Essa nota é fresquinha, de 12.11.2011:
http://eco4planet.com/blog/2011/11/avon-confirma-testar-cosmeticos-em-animais-apos-alerta-do-peta/
E tem mais: as listas divulgadas pela PETA são bem mais confiávies, com atualizações DIÁRIAS. A PEA procura fazer um ótimo trabalho tbm, mas suas atualizações não são tão constantes. No que se concerne às marcas NACIONAIS, não tem jeito, temos que confiar nas informações que estão lá mesmo. Mas em relação às internacionais, vale a pena conferir as listas da PETA. Bjos!!!
De acordo com a PETA (People for the Ethical Treatment for Animals) a AVON faz parte da lista de empresas que TESTAM SIM em animais.
Nossa, quanta gente burra. Os nomes estão na lista mas ainda ficam perguntando nos comentários. Para de preguiça! Leia com atenção a lista até o final!
E quanto aos “defensores humanos”, há vários métodos sustentáveis para serem feitos os testes sem ferir animais ou humanos. Além do mais, o animal é inocente, não sabe o que está acontecendo com ele e não tem como se defender. O ser humano que quer se cobaia vai lá por dinheiro, porque quer. Basta estudar e correr atrás que não vai passar fome. Chega de mimimi. Pronto, desabafei!
Boa, Roberta! Foi breve, mas disse TUDO.
ESTA LISTA ESTÁ DESATUALIZADA. A AVON TESTA SIM!!! http://eco4planet.com/blog/2011/11/avon-confirma-testar-cosmeticos-em-animais-apos-alerta-do-peta/
A LISTA DE EMPRESAS QUE TESTAM ESTÁ NO SITE DA PEA http://www.pea.org.br e da PETA http://www.peta.org
Gente, a NATURA esta na lista SIM!!! Vejam direito antes de postar comentarios. E esses dias na net, a AVON confirmou q voltou a testar produtos em animais!!!!!
Vanos atualizar essa lista, vamos? Porque a AVON testa sim em animais, entrou pra lista do PETA há pelo menos 1 mês.
AVON TESTA!
A avon faz teste em animais ….
a pedigree testa?
se testa, boicoto
fico feliz por saber que existem empresas que tem consciência porque maltratar os bichinhos é uma questão de maldade extrema sofro muito com isso obrigado por nos manter informados….
Esqueceram da Iah Cosméticos. Seus produtos não são testados em animais. http://www.bellamixtura.com.br
na lista do PETA http://www.peta.org/living/beauty-and-personal-care/companies/search.aspx?Testing=1&Range=0&PageIndex=7 a AVON faz sim testes em animais. sorry.
a Avom esta na lista internacionais, ela nao faz testes em animais, na verdade eles testam somente la na China, pois o povo de la realmente nao respeitam os animais.
Somos fabricantes de produtos não testados em animais, sem química nociva, sem derivados do petróleo, parabenos, corantes, lauryl ether sulfato, sais de alumínio e outros produtos considerados prejudiciais à saúde
AVON agora SIM testa ema animais!!! veja a lista atualizada de PETA!!
EU FUI ENGANA PELO AVON E TODOS MEUS AMIGOS SÓ VEGETARIANA EM NOME DA VIDA DE deus e jesus NÃO USO NADA QUE VEM DO ANIMAL VOU DENUNCIAR O AVON EM TODOS SITES POR QUE FUI ENGANADA PELA VENDEDORA , ANIMAIS DE LABORATORIO TEM QUE ACABAR POR LEI , E MATAR PARA COMER É CRIME QUEM ADORA deus e jesus TEM CONSCIENCIA NÃO FAZ PARTE DESSES CRIMES ANIMAIS É VIDAS COMO NÓS . NÃO PRECISO DE MORTE , TORTURA PARA MINHA BELEZA NEM COMER ME – SINTO MAL É CANIBALISMO HUMANO E CRIME PARABENS PEA ESTOU DO LADO DOS ANIMAIS SEMPRE ME OFEREÇO EU PARA COBAIA , E SER O BRINQUEDO OU OBJETO PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS E VAMOS LEVAR TODOS QUE FAZEM COM ANIMAIS E USA PARA COBAIAS , BRINQUEDOS E OBJETOS MINHA SUGESTÃO .
to super tranquila,já ia parar de usar Natura..
achei que testavam em animais tb,mas estava enganada. ufa
A AVON MASSACRE MONTES DE ANIMAIS SIM SENHORES E SENHORAS !! DEEM INFORMAÇÕES CORRETAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BOICOTEM A SHIT DA AVON !!!!!!
Vejam como são realizadas algumas experiências com animais. Quem tiver estômago fraco é melhor que não leia…
TESTES EM ANIMAIS
Escrito por Caroline Trzcinski
Dom, 26 de Fevereiro de 2012 09:15
Primeiramente devemos saber a diferença entre Vivissecção e Testes em Animais.
Vivissecção: é a dissecação de animais VIVOS para realizar estudos.
Testes em animais: todo e qualquer experimento com animais cujo objetivo é obter um resultado seja de comportamento ou de de ação de substâncias químicas em geral, como por exemplo, medicamentos e cosméticos.
Na grande maioria dos casos, esses experimentos são realizados sem anestésicos e podem ou não envolver o procedimento de vivissecção.
Animais não estão aqui para nos servir, independente da espécie ou raça, são vidas devemos respeitá-los e protegê-los como seres vivos
Mesmo a utilização médico-científica não justifica a utilização de animais, sabe-se que utilizar animais em pesquisas é um retrocesso, além de um grande desperdício de dinheiro público. Atualmente, existem inúmeros métodos substituitivos que já estão sendo utilizados como sistemas biológicos in vitro, cultura de tecidos(provenientes de biópsias, cordão umbilical e placentas descartadas) e procedimentos de análise genômica.
Quando um medicamento chega ao mercado, por exemplo,, são os consumidores as primeiras cobaias de fato, independentemente da quantidade de testes feitos antes em animais. Somente seres humanos podem exibir efeitos desejáveis ou colaterais para qualquer substância testada.
Quais são os testes mais comuns realizados em animais:
Teste de Irritação dos Olhos: Mede a ação nociva dos ingredientes químicos encontrados em produtos de limpeza e em cosméticos. Os produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais conscientes. Os coelhos são os animais mais utilizados nesse tipo de teste, pois são baratos e fáceis de manusear. Seus olhos grandes facilitam a observação dos resultados. Para evitar que o animal arranque o próprio olho (automutilação), os coelhos são imobilizados com suportes de materiais diversos. É comum que seus olhos sejam mantidos abertos durante muito tempo utilizando-se de clips de metal que seguram suas pálpebras. Durante o período do teste, os animais sofrem de dor extrema pois não são anestesiados. Embora 72 horas geralmente sejam suficientes para a obtenção de resultado, a prova pode durar até 18 dias. Geralmente, usam-se os dois olhos de um mesmo coelho para diminuir custos. As reações observadas incluem processos inflamatórios das pálpebras e íris, úlceras, hemorragias ou mesmo cegueira. No final do teste os animais são mortos para verificar os efeitos internos das substâncias experimentadas.
Teste Draize de Irritação Dermal: O animal é imobilizado enquanto substâncias são aplicadas em peles raspadas e feridas (fita adesiva é pressionada firmemente na pele do animal e arrancada violentamente; repete-se esse processo até que surjam camadas de carne viva). Substâncias aplicadas na pele tosada do animal. Esse teste consiste em observar reações como sinais de enrijecimento cutâneo, úlceras, edemas, entre outros.
Teste LD 50: Criado em 1920, o teste serve para medir a toxicidade de certos ingredientes. LD 50 é a abreviatura em inglês para “Lethal Dose 50 Perercent “ (dose letal 50%). Cada teste LD 50 é realizado por dias e utiliza 200 ou mais animais. O animal forçado a ingerir uma certa quantia da substância a ser testada, a ingestão se dá através de uma sonda no estômago do animal, e isso muitas vezes causa morte do animal por perfuração no órgão. Alguns dos efeitos observados com esse teste são: dores angustiantes, convulsões, diarréia, dispnéia, emagrecimento, supuração, sangramento nos olhos e boca, lesões pulmonares, renais e hepáticas, coma e morte.
A administração da substância continua até que 50% do grupo experimental morra. A substância também pode ser administrada por via subcutânea, intravenosa, intraperitoneal, misturada à comida, por inalação, via retal ou vaginal. Os animais usados como cobaia nesse tipo de teste geralmente são ratos, coelhos, gatos, cachorros, cabras e macacos. Os animais que sobrevivem no final do teste são sacrificados. Anualmente, cerca de 4 a 5 milhões de animais nos EUA são obrigados a inalar e a ingerir (por tubo inserido na garganta) loções para o corpo, pasta dental, amaciantes de roupa e outras substâncias potencialmente tóxicas. Mesmo quando o LD 50 é usado para testar substâncias claramente seguras, é praxe buscar a concentração que forçará a metade dos animais à morte. Assim os animais têm de ser expostos a exorbitantes quantidades da substâncias. Um prognóstico seguro da dose letal para os humanos é impossível de ser detectado através dos animais.
Testes de Toxidade Alcoólica e Tabaco: Animais são forçados a inalar fumaça e se embriagar, para depois serem dissecados, a fim de estudar os efeitos de suas substâncias no organismo. Mesmo sabendo que tais efeitos já são mais do que conhecidos.
Experimentos de Comportamento e Aprendizado: A finalidade é o estudo do comportamento de animais submetidos a todo tipo de privação (materna, social, alimentar, de água, de sono, inflição de dor para observações do medo, choques elétricos para aprendizagem e indução a estados psicológicos estressantes.) Muitos desses estudos são realizados através da abertura do cérebro em diversas regiões e da implantação de eletrodos no mesmo, visando ao estímulo de diferentes áreas para estudos.
Experimentos Armamentistas: Os animais são submetidos a testes de irradiação de armas químicas (apresentando sintomas como vômito, salivação intensa e letargia), testes balísticos (os animais servem de alvo); provas de explosão (os animais são expostos ao efeito bomba); testes de inalação de fumaça, provas de descompressão, testes sobre a força da gravidade, testes com gases tóxicos. São baleados na cabeça, para estudo da velocidade dos mísseis. Os animais normalmente usados são ovelhas, porcos, cães, coelhos, roedores e macacos. Os testes são executados meramente para testar a eficiência de armas de guerra.
Teste de Colisão: Os animais são lançados contra paredes de concreto. Macacos, coelhos, fêmeas grávidas e outros animais são arrebentados e mortos nesta prática.
Pesquisas Dentárias: Os animais são mantidos durante três semanas em média, com uma dieta prejudicial composta basicamente de açúcares ou têm bactérias introduzidas em suas bocas para estimular a decomposição dos dentes. Depois disso, submetem-se aos testes odontológicos. Ocorre que, os animais têm suas gengivas descoladas e a arcada dentária removida. Os animais mais usados são macacos, cães e camundongos.
Dissecação: Animais são dissecados vivos nas universidades e outros centros de estudo.
Cirurgias Experimentais e Práticas Médico-Cirúrgicas: Cães, gatos, macacos e porcos são usados como modelos experimentais para o desenvolvimento de novas técnicas-cirúrgicas ou aperfeiçoamento das já existentes. Cirurgias toráxicas, abdominais, ortopédicas, neurológicas, transplantes são constantemente realizadas. Não é raro ver animais mutilados, tendo seus membros quebrados, costurados, decapitados sem nenhum uso de anestesia.
Tempo, dinheiro e recursos investidos nos experimentos com animais poderiam ter sido investidos em pesquisas com base em humanos. Estudos clínicos, pesquisas in-vitro, autópsias, acompanhamento da droga após o lançamento no mercado, modelos computadorizados e pesquisas em genética e epidemiologia não apresentam perigo para os seres humanos e propiciam melhores resultados.
Experimentação Animal não faz sentido. A prevenção de doenças e o lançamento de terapias eficazes para seres humanos está na ciência que tem como base os seres humanos.
Você gostaria que os testes em animais acabassem?
Algumas Sugestões:
- Se informe, e informe os outros. Um dos principais motivos pelos quais a sociedade continua aceitando inúmeros absurdos é a falta de informação, e uma profunda desconexão entre os fins e os meios. Por exemplo: você viu fotos e leu descrições dos testes. Então foi pesquisar e descobriu que o shampoo que usa é testado em animais. Está feita a conexão. Junte um mínimo de sensibilidade e compaixão, e tentará achar outro produto – porque se sentirá pessoalmente responsável por endossar ou não a crueldade em seu frasco de shampoo.
- Procure produtos que não tenham sido testados em animais, e boicote empresas que testam. As pessoas não percebem, mas seu poder como consumidor é enorme. Se você dá seu dinheiro para uma empresa, está concordando com seus métodos e políticas. Se você se horroriza com testes em animais, é coerente que não compre produtos de empresas que testam. Lembre-se que existem mais pessoas que estão fazendo o mesmo que você. Você não pode mudar o mundo ou as atitudes das outras pessoas, mas pode mudar o que você faz, e influenciar os outros.
- Divulgue a lista de empresas que não fazem testes em animais.
- Envie e-mails às empresas que testam informando que deixarão de usar os produtos enquanto elas testarem em animais.
- Mobilize as pessoas ao seu redor a fazer o mesmo.
- Incentive à adoção de métodos substitutivos.
Alguns dados:
Várias diretrizes da União Européia foram firmadas com o propósito de abolir os testes com animais, dentre eles o terrível LD 50. Trata-se, portanto, de uma tendência mundial, em que a preocupação com o bem-estar dos animais de laboratório provoca discussões éticas no meio acadêmico e científico.
Na Europa muitas faculdades de medicina não utilizam mais animais, nem mesmo nas matérias práticas como técnica cirúrgica e cirurgia, oferecendo substitutivos em todos os setores.
Na Inglaterra e Alemanha, a utilização de animais na educação médica foi abolida. Sendo que na Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda) é contra a lei estudantes de medicina praticarem cirurgia em animais. Note-se que os médicos britânicos são comprovadamente tão competentes quanto quaisquer outros.
Na Itália, entre 2000 e 2001 mais de um terço das universidades abandonaram a utilização de animais para fins didáticos. A Província de Sul de Tirol, Itália, proibiu a experimentação em animais ao longo de seu território.
Nos EUA, mais de 100 faculdades de Medicina (70%) não utilizam animais vivos nas aulas práticas. As principais instituições de ensino da Medicina, como a Harvard, Stanford e Yale julgam os laboratórios com animais vivos desnecessários para o treinamento médico.
Hoje, com as informações disponíveis, podemos escolher entre produtos testados e não testados em animais. Nós devemos pressionar e exigir o fim da utilização de animais pelas empresas que ainda insistem em utilizar esse método retrógrado, ineficiente e cruel. Mas, mais importante ainda, é fazer com que as indústrias saibam do nosso descontentamento com seus métodos de pesquisa. Não adianta parar de usar um produto sem comunicar a empresa sobre as razões que motivaram essa decisão.
Fontes:
http://www.peta.org
http://www.interniche.org
Certamente, em breve, os testes em animais irão ser suspensos, mas isso só depende de nós consumidores!
Dulce, e pra quê? Em algumas matérias que li, nem sempre as pesquisas surtem efeitos para os humanos. E por que continuam? Não sei, mesmo. Fico muito horrorizada. Você abriu os olhos das pessoas, obrigada pelos esclarecimentos. É aterrorizante ler tudo isso, mas é uma realidade, e fechar os olhos pra ela é como assinar embaixo o que eles fazem.
COMO ASSIM AVON????
AVON TESTA EM ANIAMIS SIM!!!!
Olá, fico feliz em ver estas listas, porque nos ajudam a fazer compras e a ajudar animais! Mas eu tenho grandes dúvidas, porque em algumas listas aparecem umas marcas, noutras já não aparecem! Gostava de ter certezas em muitas marcas, principalmente de maquilhagem, porque é o que me preocupa mais quando vou comprar! Avon, Revlon, O Boticário, Estee Lauder, Clinique, gostava de certezas sobre estas marcas, porque por vezes aparecem nas listas de que não testa, e por vezes aparece na lista de quem testa! Agradeço uma resposta! =)
Olá Sara, tudo bem? Bom, a lista mais atualizada de marcas que testam ou não em animais é a da Peta (http://origin.www.peta.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx). Eles fazem vistorias para garantir a veracidade das informações fornecidas pelas empresas. Bom, a Avon testa sim em animais. Espero ter ajudado!
A AVON voltou a testa em animias .. pesquise no site do peta que vc vai ver ..
Viu como é possível fabricar sem sacrificar? Por que será que ainda tem empresa que faz isso?
Obrigada pelos comentários Tatiana!
Gostaria de saber se as marcas Alfaparf e Schwarzkopf testamseus produtos em animais.
A lista completa de marcas aprovadas e reprovadas está no site da PETA (http://www.peta.org/). Se a marca não estiver em nenhuma das duas listas, ela ainda não foi avaliada.
Acho incrível como pessoas ignorantes gostam de acreditar em suas imaginações pobres, muito pobres… Li uns comentários aí em cima que Deus me livre!!! Para os testes não serem realizados em animais, eles são realizados em humanos poberes (???), em FETOS (???????), sinceramente, duvido que o sujeito e a sujeita leram isso em algum lugar confiável. Se têm preguiça de ler, que pelo menos não dêem asas as suas imaginações doentias! E se possível, que observem o ÓBVIO: se tantas empresas reconhecidas por sua qualidade NÃO testam em animais, é porque os testes NÃO SÃO NECESSÁRIOS! Os que testam não deixam de testar porque assim terão de lucrar um pouco menos, simples assim!
Sinceramente, não uso produtos testados em animais há anos! Inicialmente dá um pouco de trabalho ficar pesquisando toda vez que vai comprar alguma coisa, mas dentro de pouquinho tempo a gente decora, e daí é só alegria, pois várias das melhores marcas não realizam testes… Periodicamente eu dou uma conferida nas atualizações, e vivo muito bem assim!
Minhas dicas:
Natura (não testa desde 2009 – estas publicações dizendo que ela testa são já defasadas)
Nivea (e todos os outros produtos da fabricante Biersdorf)
Shiseido (maquiagens maravilhosas!)
Surya (cheirinho mto bom dos hidratantes, e a henna de cabelo dá reflexos somente nos fios brancos – gostei)
Eucerin (um dos melhores protetores solares faciais que já testei – e como sou profissional da área, já testei VÁRIOS)
Adcos (é a minha linha preferida de cosméticos profissionais, minhas pacientes AMAM)
Buonavita (cosméticos linha profissional e cliente)
Esmaltes Risqué e Impala (diga-se de passagem, entre os melhores nacionais)
E daí por diante… Eu ficaria dias escrevendo, mas não há espaço suficiente, rsrsrs…
Espero ter ajudado de forma objetiva.
Obrigada Keila!
A Avon voltou a testar em animais =/
Sim Mayume, a Avon voltou a testar em animais para entrar no mercado chinês. O mesmo aconteceu com outras marcas.
Preciso efetuar esses testes nos produtos da nossa empresa. alguem poderia me indicar uns 3 laboratórios que façam esses testes? Estou com dificuldade de encontrar.
obrigado
Atualize a sua lista. Ela foi atualizada em dezaembro/2012!
Lista atualizada em Dez/2012 – http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm
Onde vcs acharam q a avon nao faz teste em. Animais? Ela faz teste sim,ate hj e creio q vao continuar
Arrumem isso nao esta certo.
E n sei se estou certa,mais acho q a boticario tmbm faz teste,ate hj nao vi nd a respeito dizendo o contrario
AVON ESTÁ NA LISTA POR QUÊ? SEMPRE TESTOU EM ANIMAIS..
A MAC,Clinique e Shishiedo tb testam. Confiram na lista da Peta!
Realmente ta muito complicado,eu gostaria de comprar produtos de empresas idôneas que respeitassem o meio ambiente e os animais. Mas ta muito confuso…mesmo estando na lista ja ouvi falar de empresas que testam como a Avon,por exemplo. Em quem podemos confiar? Como obter informações corretas???? Angustiante isso!
Há empresas listadas aqui que fariam testes em animais, segundo outras fontes
AVON,natura,Nívea,Davene testam em animais.Aqui no Brasil não,mas na China sim.Vi num site.O Boticário não faz testes,mas patrocina o desfile SFW que retira peles de animais vivos para fazer casacos para o desfile