O descarte de aparelhos eletrônicos se torna um grande problema quando é feito de maneira incorreta, liberando no meio ambiente produtos químicos nocivos, como chumbo, lítio, zinco, mercúrio e cobre. Quando queimados envenenam o ar e quando empilhados contaminam lençóis subterrâneos e o solo.
Com alguns cuidados você pode aumentar o tempo de uso e também evitar a compra de novos produtos desnecessariamente:
- Deixe seus aparelhos eletrônicos longe do sol, umidade e poeira e se for demorar para utilizá-los use uma capa. O calor deteriora circuitos e danifica telas, como a de LCD.
- Ao guardar fios, enrole em formato circular evitando que se partam. Evite enrolar ao redor do próprio objeto.
- Usar filtro de linha evita que aparelhos sejam danificados em picos de energia.
- Se o seu aparelho molhar, retire-o da água o quanto antes e use um lenço, papel-toalha ou guardanapo para secá-lo já desmontado. Depois de seco, deixe o aparelho imerso em um pote de arroz cru por cerca de dois dias para absorver toda a umidade.
- Se o aparelho a ser descartado é muito antigo, poderá ser doado para museus, como o Miti (Museu de Informática e Tecnologia da Informação) e o Museu do Computador, em São Paulo.
- Fique atento a locais de descarte de pilhas e baterias no seu dia-a-dia, como supermercados e shoppings para utilizá-los quando precisar.
- Faça uma manutenção regular em seus aparelhos eletrônicos, como limpeza de telas com produtos específicos.
- Para “dar uma geral” nas partes externas de aparelhos use um pano macio umedecido com água.
Dessas dicas, só a contestar o uso de filtro de linha, comprovadamente não funciona.
Pietro, só não vai funcionar se o fusível dele estiver mal dimensionado. Ele é feito para justamente queimar o fusível (que custa poucos centavos) em caso de picos de corrente, não deixando passar nada para os outros aparelhos.
Já existem empresas de reciclagem para material eletrônico. Verifique na sua cidade. Lembrem-se de verificar se possuem “Licença Ambiental” para funcionamento. Isso pode garantir que eles agem de forma ambientalmente correta.
Estou em Curitiba e quero fazer o descarte de vários matérias de informatica, porém não é o suficiente para encher um caminhão e gostaria que trouxesse novos recurso a instituição que também filantrópica. Como posso fazer?
Olá Eliane, tudo bem? Você pode entregar para o FAS – http://www.fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=110
Vai me ajudar muito:)