Um dos problemas mundias de meio ambiente hoje é a quantidade de resíduos gerados, principalmente as embalagens. Encontrar maneiras de gerar menos material e reutilizar aquele gerado é essencial para evitar o esgotamento dos recursos naturais e o aquecimento global.

Nas cidades, os resíduos descartados são responsáveis por gerar enchentes e outros problemas, como a disseminação de doenças. Já na natureza, os materiais em decomposição podem contaminar o solo e a água. Dados da concessionária CCR RodoNorte indicam que em 2010, foram recolhidos 434 metros cúbicos de lixo apenas nas rodovias paranaenses, quantidade suficiente para encher 36 caminhões.

Para mudar a situação, é necessário mudar a maneira com que se consume. Escolher produtos com menos embalagens e tentar reaproveitar ao máximo esse material é essencial. Outra maneira é a reciclagem de produtos, que é responsável por fazer os materiais voltarem a ter uma utilidade. Confira no gráfico abaixo a quantidade de resíduos reciclados no Brasil, segundo dados do CEMPRE (associação Compromisso Empresarial para a Reciclagem).

Para ver como é possível reduzir seu lixo, clique aqui. Já se quiser saber como diminuir o lixo eletrônico, clique aqui.