Para mostrar que a sustentabilidade pode e deve ser atingida através da formação de redes, André Pegorer, Yuri Beltramin e Rafael Giuliano criaram o evento Papo Sustentável, que discute o tema de maneira colaborativa em Curitiba.

O trio é um exemplo perfeito daquilo que pretendem aplicar: unido as competências de cada um, foram capazes de criar e organizar o evento. André é proprietário da Nex Coworking, escritório colaborativo que abriga vários profissionais e o local onde o evento acontece. Já Yuri é responsável pela Avante, empresa de soluções para a sustentabilidade. Rafael é Designer de Intervenções Apreciativas da ApreciAto, que projeta intervenções em empresas para desenvolver trabalhos de co-criação e desenvolvimento de competências em equipes.

Da esquerda para a direita: André Pegorer, Yuri Beltramin e Rafael Giuliano, criadores e realizadores do Papo Sustentável (Foto: Gisele Eberspächer).

Segundo Yuri, a intenção do evento é “criar uma rede de soluções para a sustentabilidade”. Unindo profissionais de diversas áreas, o evento não conta com um palestrante ou uma moderação intensa, mas realiza apenas provocações para que a discussão seja feita em aberto entre as pessoas. Ainda para Yuri, a sustentabilidade deve ser vista como a “harmonia entre o social, o ambiental e o econômico, mas buscando sempre novas oportunidades de negócios”.

Já André explica a criação de redes que o evento permite: “o propósito do Papo Sustentável é justamente permitir que as pessoas possam se encontrar fisicamente. É claro que esse diálogo não se encerra no evento, pelo contrário, ele se inicia no evento e tem outros desdobramentos. Mas a rede pressupõe comunicação não linear, que continua via plataformas digitais, via Facebook, e outras redes, mas também em novos pontos que se formam a partir dos contatos de outros espaços físicos e outros espaços virtuais”.

Ainda, o importante do evento é a união das pessoas presentes. “A proposta de rede não é principalmente ensinar, pelo contrario, é fazer despertar nas pessoas o entendimento nas pessoas que elas já vivem na rede, e que elas são impactadas pela rede. A única proposta é mostrar como elas podem influenciar positivamente essa rede para a sustentabilidade”, finaliza Rafael.

Essa é a segunda edição do Papo Sustentável. O evento acontece na Nex Coworking, rua Comendador Araújo, 534 B, 2º Andar, Batel, Curitiba, no dia 19 de setembro, às 19h30.