O consumo colaborativo propõe que os produtos sejam utilizados pelo maior número de pessoas possível, aumentando sua vida útil e evitando o uso de novas matérias-primas. Foi com esse conceito sustentável que entrou no ar o DescolaAí.com, uma plataforma de consumo colaborativo que permite que os internautas aluguem ou troquem produtos.

Além da troca, o site também possibilita o aluguel de bens.

Quando o usuário acessa a plataforma de troca ele pode buscar produtos que gostaria de obter em várias categorias e informa o que tem para dar em troca. Quando a oferta e a demanda são identificadas, o sistema coloca os dois usuários em contato para combinarem como será realizada a troca. O DescolaAí.com cobra uma taxa de R$ 2,00 de cada internauta que também pode se reunir em grupos privados e corporativos para as trocas.

Entenda passo-a-passo como funciona o DescolaAí.com

Quando um grupo é criado, seja por região, amizade ou até mesmo no ambiente acadêmico, o criador se torna moderador e aprova ou não a adesão de novos usuários. Se o grupo é corporativo, a adesão se dá a partir dos e-mails dos colaboradores da empresa.

Ao iniciar a negociação, o sistema cria um código para a identificação dos usuários. Quem aluga o produto deverá informar os dados do cartão de crédito e somente após a devolução é que o valor será debitado da fatura. Através da avaliação e pontuação dos envolvidos, cria-se um ranking dos mais confiáveis.