A Trienal Internacional de Design de Beijing 2011 acontecerá no final do mês de setembro, contando com vários trabalhos com o tema “bom design”. São cinco categorias: “junção criativa”, “repensando o bambu”, “racionalizando o design emocional”, “pessoas boas” e “e se”.

Confira alguns destaques que trazem a sustentabilidade:

Carro elétrico e bicicleta de bambu

O bambu possui propriedades antibióticas naturais, sendo forte o suficiente para ser utilizado em móveis e peças estruturais e sua fibra pode ser empregada em um série de outros produtos. O carro elétrico “Bamgoo”, criado por alunos da Universidade de Kyoto, tem sua parte externa totalmente feita desse material e pode atingir até 50 km/h.

A bicicleta “Buddha’s belly bamboo bike” foi desenvolvida pelo filipino Englebert Chan para demonstrar a versatilidade do material.

Bolsa alumínio reciclado

A bolsa Amelia, do estúdio americano Escama, é uma parceria entre o estúdio californiano e produtoras brasileiras com a tradicional técnica do crochet utilizando alumínio reciclado. A proposta é desenvolver produtos com materiais pós-consumo e sustentáveis com parceiros de comunidades carentes.