O Green Wide Initiative promove uma nova parceria em prol da sustentabilidade: junto com a plataforma Vamos Agir!, querem incentivar a maior prática de iniciativas sustentáveis.

O Vamos Agir! é uma plataforma de financiamento colaborativo, uma conexão entre pessoas com ideias que podem conseguir financiar projetos com ajuda de outras pessoas, sempre com valores acessíveis. A ferramenta foi fundada por André Gabriel, que explica que o projeto é viável por unir contatos. “O Brasil, segundo um estudo da empresa de consultoria Mckinsey, hoje mal consegue canalizar 0,3% do PIB para o Terceiro Setor estando atrás da média mundial de 0,8% do PIB e da latino-americana de 0,4%. Segundo a pesquisa, não faltam projetos carentes de recursos, pessoas necessitadas do básico, muito menos empresas e pessoas interessadas em doar. O problema seria como fazer a ponte entre os querem doar e os que precisam de dinheiro”.

Já Fred Nobre, fundador do Green Wide, acredita que o segredo é a união das pessoas por uma causa maior. “Quanto mais gente se movimentando, pensando, criando ações através de seus contatos, mais ações em escalas menores porém significativas e progressivas tomarão forma e serão realidade. Cada grupo identifica problemas específicos de acordo com sua área de interesse, portanto a adesão para realização de uma ação ou de um projeto torna-se mais fácil e pontual”.

A parceria prevê que o Green Wide possa ajudar os interessados a tornar um projeto sustentável mais atrativo, assim como as maneiras com que pode ser divulgado. Os projetos que forem auxiliados pelo Green Wide serão ainda indicados na plataforma, aumentando a credibilidade dos participantes.

Como exemplos de ações que podem ser desenvolvidas, Fred indica: “Toda ação com enfoque sustentável. Por exemplo: captação de recursos para uma horta sustentável urbana, reforma sustentável de um estabelecimento pelos fãs e clientes, impressão de um livro sobre ecologia, produção de um filme e por aí vai… a criatividade não tem limites!”.