Com o objetivo de provar que o design pode ser um fator de unificação entre materiais, tecnologia, estética e sustentabilidade ambiental, a Planet Design atua no setor mobiliário europeu especialmente na área do Mediterrâneo. O apoio às empresas é realizado por estudantes e designers profissionais, mostrando que o eco-design é possível e útil na aplicação de qualquer tipo de mobília.

A ideia do projeto é resultado de uma série de intervenções desenvolvidas tanto no nível de pesquisa em design quanto na manutenção de potencialidades de inovação e competitividade das empresas do setor de móveis de madeira. Desenvolvem-se diretrizes e princípios de ação e orientação para os fabricantes, encorajando a adoção de produtos e novidades sustentáveis.

Ela oferece suporte para o sistema de produção de móveis através do acompanhamento das fases produtivas promovendo a capacidade econômica e ecológica. Além de aumentar a consciência do setor empresarial sobre a necessidade do desenvolvimento ecológico, apresentam-se vantagens de diferenciação dos produtos para os participantes do projeto.

“Mesmo se a experimentação e a pesquisa sempre foram duas atividades importantes para as empresas produtivas, o uso de materiais como a madeira e o impacto de trabalhos de artesanato acorrentou o setor a uma visão e concepção tradicional da obra, onde a tecnologia não alcançou a automação, diferente do que outros setores”, explica Paula Alves, parceira de Portugal do Planet Design.

Saiba mais sobre o projeto Planet Design no site.