As pallets foram adotadas por vários designers e arquitetos para reaproveitamento de madeira. Esse material é usado para o transporte de cargas em feiras e empresas, como suporte para os materiais, que são embalados com plástico, formando grandes cubos de materiais. O formato permite ainda que os produtos possam ser transportados com ajudas de empilhadeiras.

Além disso, as pallets são acessíveis: a maioria dos locais joga elas fora depois do uso. Por isso, basta procurar um pouco em sua cidade para achar um local que utilize esse sistema e pedir pelas peças.

O formato da pallet permite seu uso em diversos modelos de móveis e acessórios. Justamente por já estar parcialmente pronta, esses materiais podem ser usados por qualquer um, precisando somente ser limpo, lixado e pintado. Depois disso, pode ser usado como base para diversos objetos. Confira ideias na lista abaixo:

Basta alguns cortes para transformar uma pallet em prateleira para revistas, livros e outros objetos.

Com rodinhas embaixo, a pallet se transforma em uma pequena mesa de centro. O modelo da foto ainda tem um detalhe em mosaico, feito para cobrir as pequenas frestas do material.

Com uma placa de vidro por cima, a mesa fica mais elegante. Os espaços da entre as madeiras da pallet podem ser usados para armazenar pequenas coisas, que podem inclusive fazer parte da decoração.

Já para o sofá, basta juntar quatro pallets na horizontal e colocar almofadas ou até mesmo um colchão.

Veja aqui também o trabalho do designer Pierre Vedel, que utiliza as pallets para montar mesas e cadeiras.

Mais alguma ideia? Deixe nos comentários.