No Zâmbia, a maior parte da população não tem emprego ou é alfabetizado. Para tentar mudar, pelo menos um pouco, esse quadro, uma empresa se instalou no país e emprega 40 zangoleses – a Zambikes International.
A Zambikes International produz bicicletas utilizando o bambu, um material que não exige grande tratamento ou processo de industrialização. Os trabalhadores, além do emprego e do salário, organizam o treinamento dos funcionários e também o transporte, com utilizaço das bicicletas.
As bicicletas podem também ser adquiridas na Loja Virtual da Zambikes (em inglês).
Já o projeto PeePoo pretende melhorar a saúde pública das 2.6 bilhões de pessoas que não tem acesso a banheiros. Andres Wilhelmson, da Suíça, inventou uma pequena sacola biodegradável chamada PeePoo, com bactérias que neutralizam a urina. Assim, as pessoas poderiam usar a embalagem para armazenar seus excrementos e descartá-los sem correr o risco de infectar outras pessoas. Além disso, a proposta é que o material seja recolhido e, depois do tratamento necessário, seja usado como adubo.
Porém, para provar que a proposta é viável, foi criada a PeePeople, uma organização para colocar o projeto em ação. O financiamento de $2 milhões foi dado por uma entidade holandesa, o que permitiu que os saquinhos fossem distribuídos em Nairobi, no Quênia. A ação, que será realizada até 2013, será acompanhada de uma campanha que ensina e incentiva o uso dos PeePoos.
As embalagens são então responsáveis por não permitir a disseminação de micro-organismos responsáveis pela diarreia, uma das principais causas de morte de crianças de menos de cinco anos de idade.
que ideia fantástica! precisamos de simplicidades como esta para resolver os problemas complexos…