Para incentivar as pessoas a participarem do Dia Mundial sem Carro e tentar conscientizar a importância de um trânsito mais saudável nas cidades, várias manifestações e mobilizações acontecem em diversos lugares do país. Confira:

A Marcha das 1000 Bicicletas em Curitiba

Em Curitiba, a Marcha das 1000 bicicletas é o ponto alto da programação do Mês da Bicicleta. A concentração começa às 17h na Praça Santos Andrade. A saída é às 18h.

Mês da Mobilidade – São Paulo

A cidade de São Paulo comemorou a data organizando o Mês da Mobilidade, em que diversos eventos incentivaram a qualidade do trânsito no local. Confira as ações que acontecem no dia 22:

  • Café da Manhã para os ciclistas que passarem pela Praça do Ciclista, a partir das 7h30 (atividade promovida pela Ciclocidade).
  • Bike Bus: mapa colaborativo indica o trajeto de ciclistas, para que as pessoas possam pedalar juntas. Confira aqui os roteiros. Para mais informações de como participar, clique aqui.
  • Bicicletada Especial: a partir das 18h na Praça do Ciclista.
  • Cinema de Bicicleta Casa do Zezinho: Cine-debate especial com o filme “O Caminho das Nuvens”, filme com Wagner Moura e Cláudia Abreu, a partir das 19h.

Para mais informações sobre esses eventos e o resto da programação do mês em São Paulo, acesse o site Vá de Bike.

Pedalada em Belo Horizonte

A concentração começa às 18h na Praça da Liberdade e o percurso será de aproximadamente 15 quilômetros. A pedalada começa às 19h. Para evitar problemas na pedalada, os organizadores dão dicas de como ser civilizado no trânsito e de como se portar durante o percurso. Essas dicas podem ser seguidas pelos ciclistas também em seus caminhos individuais nos outros dias. É indicado também o uso de placas educativas, que simbolizem o motivo da mobilização (existem modelos no site, mas cada ciclista também pode criar a sua).


Joinville limita a circulação de ruas

Para realmente incentivar as pessoas a não usarem os carros no dia 22, ruas centrais da cidade de Joinville estarão fechadas para a circulação de carros entre 5h e 18h. Nas ruas Nove de Março, Rua do Príncipe, Jerônimo Coelho, São Francisco e São Joaquim poderão ser usadas apenas por pessoas andando, de bicicleta ou de ônibus.

Rio de Janeiro terá bicicletada extra

Além da bicicletada tradicional da última sexta-feira do mês, foi organizado para o Dia Mundial sem Carro uma bicicletada extra, com concentração às 18h30 na Cinelândia, em frente ao Odeon. Além da Bicicletada, será proibido estacionar no centro (da Rio Branco até a Bahia de Guanabara) e na frente dos prédios da prefeitura. Será também inaugurada a nova sinalização em lugares de 30 km/h, avisando que a rua deve ser partilhada com a bicicleta.

Goiânia lança bicicletário e faz bicicletada

As atividades em Goiânia começam cedo: um grupo já se encontra às 7h30 na Praça do Cruzeiro para pedalar em conjunto para a inauguração do Bicicletário do Centro Administrativo, às 8h.

De noite, o Pedalgoiano, a Federação de Ciclismo o Detran e outros grupos se encontram às 19h na Marginal Cascavel para um passeio. Serão distribuídas camisetas para os primeiros 300 participantes.

Pedala Manaus

As atividades começam às 8h com um encontro no Parque dos Bilhares, onde será servido um café da manhã e realizado um bate-papo com o Secretário Fabrício Lima. Em seguida, será feita uma pedalada até a Universidade Nilton Lins (a partir das 9h30). Já às 20h acontece a pedalada noturna. A concentração será na Avenida das Torres com a Avenida Rio Branco. Veja mais informaçes no blog Pedala Manaus.

Sabe de mais algum evento? Deixe nos comentários!