Pesquisa realizada pela Tetra Pak apresenta dados positivos relacionados ao comportamento de consumidores entre 2005 e 2011. Foram mais de 6.600 entrevistados do Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Rússia, Turquia, Inglaterra e Estados Unidos.

Dados da pesquisa demonstram maior preocupação com o descarte correto de resíduos. O percentual de consumidores que descartam suas embalagens e resíduos para a reciclagem aumentou, saltando de 70% em 2007 para 90% em 2011. Além disso, a preferência por embalagens recicláveis tem crescido e já representa 88% do total. Afirma-se que 77% dos consumidores compraram determinados produtos e não outros, porque a embalagem era melhor para o ambiente.

A pesquisa também mostra que os consumidores investiriam em escolhas mais verdes se elas tivessem o preço mais acessível e a mesma qualidade das embalagens tradicionais. Cerca de 78% disseram que estariam dispostos ou extremamente dispostos a comprar alimentos ou bebidas em embalagens ecológicas se fossem o mesmo preço que os tradicionais e 74% se apresentassem a mesma qualidade. Apenas 28% afirmam que comprariam produtos em embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente, independente dos valores.

Outra questão analisada foi o conhecimento sobre sustentabilidade, que indicou que 60% dos entrevistados afirmam entender termos ambientais complexos como “pegada de carbono”.

O levantamento também analisou o posicionamento dos fabricantes de alimentos e varejistas. Cerca de 83% dos entrevistados indicaram que consideram o impacto ambiental na escolha de soluções de embalagens, seguindo a tendência dos consumidores.