Acontece entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro o encerramento da III Rota Gastronômica de Cambuci, que incentiva o cultivo e a produção de itens com base do fruto, conciliando conservação ambiental e geração de renda.

O evento envolveu seus municípios da Serra do Mar Paulista (São Paulo, Rio Grande da Serra, Santo André-Paranpiacaba, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Paraibuna). O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento sustentável dessas cidades, que viram nu fruto típico da região uma oportunidade econômica.
Durante seis meses foram promovidos festivais gastronômicos que utilizavam o cambuci na base dos cardápios, fomentando o Turismo Sustentável.

A Rota Gastronômica foi uma parceria entre a AHPCE (Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica), Secretaria de Participação e Parcerias e Prefeitura de São Paulo. A AHPCE visa a capacitação de comunidades a fim de que se desenvolvam e possam preservar áreas de Mata Atlântica.

Confira a programação:

Nos dias 27 e 28 de setembro haverá a final do concurso de receitas da III Rota Gastronômica do Cambuci, onde pratos doces, salgados e bebidas feitas com o cambuci serão avaliados por 12 chefs de cozinha especializados no fruto.

Nos dias 29 e 30 de setembro, o auditório do Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão) será palco do Seminrio Cambuci, uma estratégia sustentável para a Serra do Mar Paulista: políticas públicas, comercialização e produção, onde se encontrarão representantes do poder público estadual e municipal com organizações ligadas a produção e comercialização dos produtos derivados do cambuci para apresentar os resultados deste projeto que está impulsionando a economia verde dos municípios envolvidos, além de discutir as perspectivas para os próximos anos.

No dia 01 de outubro, a praça de alimentação do Mercado Municipal receberá estandes dos seis municípios participantes que vão expor e vender seus produtos derivados da fruta, que variam de compotas a bolos, cachaças e outros.

Já no dia 02 de outubro, será feita pelo Instituto Florestal e a AHPCE, a entrega do Prêmio Cambuci de Sustentabilidade para produtores, gestores públicos e pessoas em geral, que contribuíram significativamente em 2011 para o desenvolvimento do Cambuci e a Rota. Com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, será feito o lançamento do livro “Cambuci: o Fruto, o Bairro, a Rota”, produzido pela AHPCE, com incentivo do Ministério da Cultura.

Veja a programação completa, clique aqui.

A entrada é franca, mas é necessário chegar com uma hora de antecendência para participar dos seminários e debates.