Que tal melhorar a saúde de seus cachorros e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo? É o que ensina o site Cachorro Verde. O projeto começou quando a veterinária Sylvia Angélico estava preocupada com a saúde dos seus cães, que apresentavam algumas doenças recorrentes, perda de pelo, mal hálito e coceiras. Sylvia, que na época estudava veterinária, entrou em contato com as fórmulas e ingredientes usados nas rações e descobriu que muitos deles podem causar alergias e mal-estar nos animais.

Modelos de pratos que podem ser servidos para os animais com alimentação natural (Foto: divulgação Cachorro Verde).
“Então importei livros sobre e “homefeeding” e “rawfeeding” (oferta de dieta crua) para cães e gatos, estudei bastante, e instituí uma versão experimental da dieta para meus cães. Dentro de algumas semanas, já considerava a iniciativa um sucesso: eles amaram o novo cardápio, as coceiras sumiram, as otites da cadelinha nunca mais voltaram, as fezes e o hálito tinham um odor mais discreto e a queda de pelo foi reduzida”, conta Sylvia. Depois disso ela montou o site para mostrar para outras pessoas o benefício de dietas naturais, disponibilizando artigos sobre o tema e receitas que podem ser utilizadas na alimentação dos bichinhos.
Para melhor compreensão, Sylvia compara a alimentação dos animais com a nossa: ninguém consegue viver de maneira saudável comendo apenas alimentos industrializados. O mesmo acontece com os animais, que também devem ter uma alimentação natural.
E agora, como mudar?
Se você já tem um bichinho que é alimentado com ração, a troca de dieta deve ser feita com cuidado e acompanhamento veterinário. Sylvia explica também que a dieta escolhida deve ser adequada para as características do animal, cuidando inclusive de problemas de saúde que ele já pode ter.
“Consulte o médico-veterinário de seu bichinho, e solicite uma avaliação completa da saúde dele. As dietas divulgadas no site Cachorro Verde são indicadas a cães e gatos saudáveis – e devem ser bem compreendidas a fim de serem seguidas direitinho. Dietas com carnes e ossos crus, por exemplo, exigem certos cuidados para prevenir riscos de transmissão de parasitos ou de transtornos gastrintestinais ao animal. Ou seja, se o pet sofre de doença renal, hepática, gastrite etc, uma dieta caseira diferente, com certos acréscimos e restrições poderá ser mais indicada. O responsável pelo animal tem a opção de estudar as modalidades de dietas caseiras balanceadas à disposição, escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e, gradativamente, introduzi-la ao pet”, explica Sylvia.A escolha por dietas mais naturais para seus bichinhos diminuí a produção de uma série de componentes químicos, tanto para a produção das rações (como corantes e conservantes) e substâncias que seriam usadas em remédios necessários para tratamentos. Além disso, a escolha por produtos não industrializados também incentiva a produção local e ajuda a diminuir a poluição de fábricas.
Fiquei assustada.Nunca ouvi sobre esse tipo de alimentação para cães e gatos.Confesso que não gostei.Moro em apto e as fezes?Isso não seria modismo?Ou querer que o animal viva como humano?Abraços.
Olá Sandra. Segundo os veterinários, a alimentação natural diminuí o mal cheiro das fezes. As outras questões, claro, são pessoais. Obrigada!
Sandra, o fato de você nunca ter ouvido falar não quer dizer que não é bom…
O próprio nome já diz Alimentação Natural = Conforme á Natureza, ou seja, alimentação fresca, apropriada e balanceada que respeita a fisiologia e o metabolismo dos carnívoros. A ração, alimento processado, industrializado, sem ingredientes frescos, com aditivos, corantes, conservantes, patabilizantes e com formulação não adequada para carnívoros que é o antinatural/artificial = ‘querer que o animal viva como humano’ pois visa a praticidade/comodismo do dono e não a saúde e necessidades do animal como um todo.
E apesar de recente no BR a Alimentação Natural é praticada pelo menos a duas décadas na Europa, EUA e Oceania, portanto, não é modismo.
Dietas compostas por grandes quantidades de grãos, como ocorre com as rações, são responsáveis por fezes volumosas e fedidas, na Alimentação Natural ocorre o oposto, o volume e odor das fezes diminuem drasticamente, consequentemente é super indicada para quem mora em apto. Se você suportou as fezes produzidas pela ração, as produzidas pela Alimentação Natural são ‘sopinha no mel’! ;o)
Sandra, novidades assustam. E o Cachorro Verde é uma boa novidade. Entre no site e leia desde orientações até depoimentos de diversos adeptos. Eu assino embaixo do que a Sylvia diz: vale a pena. As mudanças são enormes e pra melhor. Não fosse assim, o que justificaria o aumentos dos criadores adeptos? Inclusive, no site tem a resposta pra sua pergunta se isso não é querer que o animal viva como humano… Boa leitura1
Sandra modismo é comprar rações indicadas por MKT
Sandra, como eles tem uma maior digestibilidade com a alimentação natural, a quantidade de fezes diminui muito , ficam sequinhas e com o mínimo de odor. Meus caes são adeptos da AN fazem 3 anos e só tenho elogios. Não é modismo, as dietas naturais tem anos de existência, só que ainda não haviam sido tão bem divulgadas.
Sou praticante da alimentação natural e crua com meus cães desde setembro de 2009 e só tenho elogios rasgados a esse tipo de alimentação.
Querer que um cão ou gato viva como humano é entupi-lo de banhos, de perfumes, de roupas quando não estão com frio e de RAÇÃO!
As pessoas parecem esquecer que cães e gatos são carnívoros e que milênios de convivência com os humanos não mudou isso. A aberração é oferecer um alimento seco, produzido a altíssimas temperaturas, que dura meses e meses e achar que isso é normal.
Sobre modismo, considerando que as rações comerciais existem há algumas décadas (se tanto) e que cães e gatos alimentam-se de carnes cruas há milênios, acho que a resposta do que é “moda” fica clara, né? =o)
Uso, recomendo e digo:
no começo parece mais difícil do que é;
quem faz não volta atrás porque a saúde e a vitalidade dos animais é muiiiito maior;
fezes e urina ficam com pouquíssimo cheiro;
o volume das fezes diminui;
o animal perde o cheiro de quem antes vivia com comida fermentando na boca e na barriga (ração demora 3x mais para ser digerida);
você poderá dizer adeus a tártaro e limpezas de tártaro e suas anestesias gerais;
etc. etc. etc.
As qualidades são absurdas e a alimentação natural só perde pras rações no quesito praticidade e isso só no Brasil, porque em vários países ela existe embalada e pronta para servir.
No Brasil já temos a Pet Delícia, uma marca de alimentação cozida =o)
Abraço!
Olá Ana! Obrigada pela dica, vamos procurar saber mais!
Acho fantástico que veterinários estejam estudando sobre alimentação natural e saudável para os animais! Toda uma cadeia produtiva se beneficia, não só o animal, mas o meio ambiente e social como um todo!!!
Humanizar o animal? É o que mais vemos, e o pior, não é através da alimentação, ou algo mais natural, mas de frescurites que não ajudam em nada o planeta!
Olá!
Sandra!!! Tenho uma cachorra que consome apenas AN, e bom, as fezes dela que antes cheiravam meio que podre e insuportavelmente fedorentas e moles, hoje em dia não tem mais cheiro, antigamente eu conseguia saber que ela havia feito coco do quarto, por causa do cheiro hj em dia nao sinto mais…
E bom, a ração é industrializada, ela não existe na natureza, não é querer que o cachorro viva como humano e sim que viva como animal mesmo, afinal de contas não existe um pacotinho de pro plan brotando da terra…. E ainda tem mais um problema, você como pessoa, come só mc donalds? Ou só batata frita? Seria mais ou menos essa a comparação…. Se nós consumirmos somente comida industrializada os resultados não são bons, o mesmo com animais! Extamente por isso que existe hj em dia alimentos organicos…. Pq animais não foram feitos pra comer APENAS ração… seja qual for o animal…
ola Sandra.Não há qualquer motivo para estar assustada em relação a alimentação natural visto que é uma mais valia para todos.
O meu cão come alimentação natural a 1 ano e as visitas quinzenais ao veterinário para exames e compra de medicamentos terminaram.A saúde dos nossos animais deve estar em primeiro lugar e a alimentação natural tem tudo de bom.
No começo também tive muito receio, comecei a ler muito o site CV
E quando me senti segura, comecei com a alimentação,e pra minha surpresa tem sido um sucesso meu cão tem adorado, as refeições se tornaram uma festa pra ele.
As fezes estão sequinhas,sem aquele cheiro forte e em quantidades muito menores que antes, quando dava ração.
Quanto a modismo, ração sim é um modismo.
Só me arrependo de não ter começado a dar AN antes!!
No começo também tive muito receio, comecei a ler muito o site CV
E quando me senti segura, comecei com a alimentação,e pra minha surpresa tem sido um sucesso meu cão tem adorado, as refeições se tornaram uma festa pra ele.
As fezes estão sequinhas,sem aquele cheiro forte e em quantidades muito menores que antes, quando dava ração.
Quanto a modismo, ração sim é um modismo.
Só me arrependo de não ter começado a dar AN antes!!
Sandra, as fezes do animal alimentado com dieta natural são MUITO menores e menos mau cheirosas comparadas às dos animais que comem ração, em função do melhor aproveitamento dos ingredientes.
Eu achei sem sentido “querer que o animal viva como humano”. Eles foram feitos para comer esse tipo de comida desde sempre. É a melhor maneira de alimentá-los.
Aliás, Sandra, seria melhor você pesquisar mais sobre esse tipo de alimentação no site do Cachorro Verde. Somente assim você compreenderá os benefícios que ela traz para os nossos pets.
Meus gatos comem comida natural – como os animais sempre comeram e comem até hoje na natureza – e a melhora na qualidade de vida deles foi impressionante!!! Menos alergias, menos vômitos, pelagem muito mais bonita e saúde impecável.
Se voltar ao tempo do que era bom, não industrializado e realmente saudável for “modismo”, eu torço para que esse modismo dure para sempre!
Aqui em casa nem nós e nem nossos gatos consomem industrializados!
Se você considerar que cães e gatos são carnívoros (esse ultimo sendo carnívoro estrito) é mais do que lógico querer oferecer uma alimentação a base de ossos, vísceras e carnes cruas que seria o que eles comeriam na natureza. Acredito que isso não é querer que o animal viva como ser humano e sim devolver suas raízes alimentares. O odor e o volume das fezes diminui em mais de 50%, isso posso afirmar com certeza, além de ficar muito mais firme facilitando a remoção!
Se é modismo ou não, depende do tutor. Acredito que quem muda pra AN não pensa em voltar pra ração!
Sandra, as fezes diminuem de volume, têm menos cheiro e são bem sequinhas. Não tem porque se assustar em oferecer comida de verdade pro seu pet!
Modismo? Desde quando comer comida natural seria modismo? A comida natural está aí desde que o mundo é mundo! Basta sabermos utilizá-la de forma correta. Conheço o site da Sylvia, já tirei muitas dúvidas com ela, uma pessoa muito inteligente e estuda muito sobre esse assunto. Tenho um Lhasa Apso e estou estudando a melhor forma de dar a alimentação natural à ele. Me mudei de bairro e encontrei ( sem querer) um veterinário que conhece e admira o trabalho dela. Acho que agora sim vou conseguir introduzir a alimentação natural ao meu cão. Abraços a todos!
Olá Sandra,
Eu adotei a alimentação natural para meus 2 cães há 2 anos e nem lembro mais que existe ração! Se vc parar para pensar bem, verá que não é um modismo, mas sim uma opção. Assim como tem pessoas que optam por ser vegetarianas (por quaisquer motivos), por exemplo.
As rações apareceram no mercado há mais ou menos 30 anos. E antes, o que os pets comiam? Comida. Geralmente restos da nossa comida, ou aquele famoso angu com coração de boi. A proposta do Cachorro Verde é de oferecer comida ao pet, mas atendendo as suas necessidades nutricionais. O trabalho que o Cachorro Verde fez de compilação das principais (senão todas) referências bibliográficas internacionais no assunto foi excelente! Eu mesma não teria essa disposição de fazer tudo tão bonitinho, organizado, disponibilizado de forma gratuita!
Sobre a questão das fezes, sim! É verdade! Acredite! O tamanho das fezes é muito menor, durinhas, nem suja a pá de lixo! O cheiro também é bem melhor, o que gera menos moscas.
Mas o melhor de tudo sabe o que é: a alegria deles na hora da comida. É festa 2 x por dia!!!!!
Considere a hipótese, converse com o pessoal do Cachorro Verde.
PS: Geralmente os vets falam mal da alimentação natural, pois as pessoas tendem a dar arroz com carne moída e isso não é uma alimentação balanceada para ninguém, nem humano nem pet. Então, como as pessoas não tem orientação, os vets indicam rações. Sem contar na parte das comissões que eles recebem.
PS: Humanizar os animais é deixar dormir na cama com o dono, usar lacinho, roupinha (a menos em caso de necessidade) entre outros…
Olá, vou aproveitar esse espaço e dizer que faz apenas 3 semanas que comecei a alimentar meu cachorro com AN e ele está adorando. Dá um pouquinho de trabalho mas me sinto bem por saber que estou dando algo mais saudável a ele.
A minha pergunta: é normal as fezes apresentarem pequenos pedaços de ossos?O que não é normal aparecer nas fezes?
Obrigada
Os canídeos e felinos selvagens alimentam-se da “alimentação natural” há milênios e se, sob tantas pressões seletivas – inclusive as impostas pelo próprio homem – os animais resistem é porque isso SÓ PODE SER MUITO BOM!
Há mais de 03 (três) anos todos meus cães são alimentados com dieta caseira balanceada e os resultados são fantásticos.
Open your mind, people!!!
Parabéns pela matéria pessoal.
Que bacana Camili e parabéns por estar botando em prático nosso trabalho… Muito obrigado, ficamos felizes por ter gostado da matéria.
[...] Fonte: Atitude Sustentável [...]
bom, gostei do site mais queria que tivesse o plano de dieta pois meu cçao esta acima do peso e nao gostei da dieta dada pela veterinaria queria passar uma dieta ” gostosa” e ao mesmo tempo saudavel para meu cao!!!
Olá Adrieli! É muito complicado passar uma dieta pronta, pois a alimentação natural depende muito das características do seu animal, como tamanho e raça, e de pequenas “doenças” que ele tem, como estar acima do peso. Por isso precisa ser feita com o acompanhamento de um veterinário!
Olá. Ainda não experimentei a oferta de alimentos crus para meu filhote da raça shih tzu, mas estou ofertando a pet delicia, que é uma dieta cozida. Posso dizer que o volume das fezes diminuiu muito, o odor também além de ficarem mais consistentes. Além disso, meu filhote, que não estava aceitando bem a ração, amou…fica pulando quando vê que é hora da comida. Realmente o resultado é visível rapidamente.
oi, tenho um cão filhete pintcher de 8 meses e ele é muito ruin pra comer. ja compprei todo tipo de ração pra ele mais não tenho bom resultado. não queria dar comida a ele, mais acho que vai ser o jeito. poderia mandar uma receita para ele e coloca no meu email. obrigada
[...] Fonte: Atitude Sustentável [...]
Gostei muito do artigo e como veterinária nutróloga assino embaixo.
A alimentação natural pode trazer inúmeros benefícios e como diz o artigo DEVE ser feita sempre acompanhada por um veterinário nutrólogo.—————-