Está em construção em Milão a maior floresta vertical do mundo. Dois prédios (que a princípio serão residenciais) serão cobertos com árvores, que irão filtrar a poluição do ar no centro da cidade italiana.
O projeto é de autoria do arquiteto Stefano Boeri. O projeto se chama Bosco Verticale e quer trazer mais natureza para a cidade. Ao todo, as construções irão abrigar cerca de 900 árvores e outras vegetações, obedecendo a política de reflorestamento proposta pela cidade.
Outro benefício sustentável da construção é a utilização de painéis fotovoltaicos para buscar a autossuficiência energética. Além disso, as árvores, posicionadas nas varandas dos apartamentos, devem ajudar no controle térmico dos ambientes (dando sombra e filtrando o ar no verão e permitindo a entrada de sol no inverno), fazendo com que o gasto de energia para aquecimento ou resfriamento seja menor.
O site do arquiteto disponibiliza imagens do andamento da obra. Para acompanhar, clique aqui.
Estou fascinada com o projeto, da maior floresta vertical do mundo, gostaria de saber quem é o paisagista responsável, já que meu marido é um excelente paisagista no Brasil, e poderia executar tal projeto com maestria. Obrigada!
Olá Thais! O paisagista responsável é o arquiteto italiano Stefano Boeri.
Olha, a idéia, em tese, é boa, mas, na prática, acho também bastante perigosa. Fico imaginando o quão deverá reforçada a fundação desses prédios para suportar o peso do substrato + peso da floresta.E na hipotese de árvores tombarem, será que terá proteção às pessoas embaixo?
Olha, a idéia, em tese, é boa, mas, na prática, acho também bastante perigosa. Fico imaginando o quão deverá ser reforçada a fundação desses prédios para suportar o peso do substrato + peso da floresta.E na hipotese de árvores tombarem, será que terá proteção às pessoas embaixo?
Olá Ricardo! O reforço da fundação está sendo feito, inclusive para as árvores poderem ser irrigadas de maneira correta. Quanto à proteção, não sabemos de nenhuma medida nesse sentido.