Pensando em criar um ambiente mais sustentável na sua casa e não sabe como? Para ser sustentável, é preciso respeitar os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, além de saber consumir de maneira correta e consciente, sem desperdícios. Por isso, produtos que respeitem uma série de cuidados sustentáveis podem ajudar na criação de um ambiente.

A arquiteta Ana Lúcia Siciliano, arquiteta e consultora que trabalha com sustentabilidade, comenta que a busca por sustentabilidade é um processo coletivo e que cada vez mais as pessoas procuram essas características:

“Os clientes já sabem que o escritório procura desenvolver os projetos com solução dentro do possível no viés da sustentabilidade, sendo assim estão abertos a novas ideias, sugestões e até mesmo os que desconhecem o assunto se interessam em saber e aplicar novas técnicas e soluções. Mas ainda tenho muita dificuldade, pois os fornecedores no geral nem sempre sabem precisar os índices de reutilização, aplicabilidade e emissões de seus processos produtos o que dificulta nas informações sobre a vida útil do material e a melhor forma de especificação”, explica Ana Lúcia.

Ana Lúcia acredita ainda que é importante saber detalhes sobre os produtos, como o material que é feito e o processo de fabricação, para saber se ele é realmente sustentável. “Por exemplo, se você consome um produto feito em madeira de reflorestamento, mas os fabricantes não se preocupam com o bem-estar dos funcionários e os deixam trabalhando em péssimas condições, a peça perde o seu valor. A sustentabilidade envolve todo o processo, desde a origem da matéria-prima ao modo de fabricação”, afirma Ana Lúcia.

Veja a lista de produtos e marcas sustentáveis que Ana Lúcia indica (os números correspondem às imagens na lateral da matéria):

01. O Revestimento Sénipierre, da Bricolagem Brasil, é feito com pó de pedra e dispensa a adição de solvente na composição.

02. O tapete é feito pela designer Francesca Alzati, reaproveitando placas de tapetes do mundo inteiro, novos ou antigos, em uma única peça. O Goltchin Color pode ser encontrado na By Kamy.

03. O Balanço Thai Bamboo é feito em bambu, matéria-prima ecológica, e pode ser encontrado na Bali Express.

04. A poltrona é feita em madeira timbaúva e peroba provenientes de demolição. A peça pode ser encontrada na Espaço 204.

05. O abajur é feito em resíduo de canela maciça com cúpula de seda mista. A peça é da designer Monica Cintra.

06. O revestimento de parede é feito com cabos de vassouras elaboradas em madeira de reflorestamento, na Mosarte.

07. A cristaleira C-56, de Maurício Arruda, foi produzida com caixas plásticas comuns no transporte de alimentos em feiras livres. Pode ser encontrada na Carbono.

08. O pendente Taboa é resultado de uma parceria com a ONG Orienta Vida. O material utiliza a técnica de cestaria, tipicamente brasileira. O produto pode ser encontrado na Bertolucci.

Mais informações? Confira o site da arquiteta Ana Lúcia Siciliano ou entre em contato pelo telefone (11) 3044-6555