A implementação do primeiro trecho da primeira linha de metrô de Curitiba terá espaço para os ciclistas. A Linha Azul ligará o Sul da cidade com a CIC (Cidade Industrial de Curitiba) e será feita no subterrâneo da canaleta de ônibus que passa ali hoje. Como esse espaço não será mais usado pelos ônibus, o trecho de 13 quilômetros será transformado em ciclovia, ligando o Pinheirinho até o centro da cidade.
Além da ciclovia, o espaço contará com boulevares para a integração de pedestres e ciclistas, com espaços verdes e bancos.
São planejados também estacionamentos para bicicletas nas 13 estações de embarque e desembarque do metrô, permitindo que o usuário possa fazer parte do caminho em um dos modais e prosseguir com o outro. No projeto, cada estação terá vaga para 35 bicicletas. Está sendo planejado também estacionamentos para carros e motos.
É a última das últimas coisas a serem feitas, já que só depois de ter o metrô pronto poderão retirar os ônibus de circulação. Mais de 11 anos de atraso nas promessas da prefeitura. E que pelo menos não venha ciclovia zigue-zague que nem a da Via Verde. =D
[...] está a tornar-se cada vez mais verde. Depois de anunciado um projecto para a implementação de ciclovias, a construção na cidade brasileira vai passar a ser mais sustentável, com o apoio do sistema [...]