Casa por dentro e por fora: casa pode er feita por poucas pessoas e com baixo custo (Fotos: Divulgação).

Inspirado pelo mundo criado por J. R. R. Tolkien em O Senhor dos Anéis, o Simon Dale construiu, com ajuda do sogro, uma casa inspirada nas tocas dos Hobbits. Apesar de não ser arquiteto, o criador conseguiu construir o modelo e diz que a construção foi mais barata e é mais sustentável que as casas normais.

A casa fica em West Wales, na Grã-Bretanha e custou apenas três mil libras (cerca de R$10.000). A construção utilizou somente materiais do local, usando madeira de carvalho, pedras e lama para as paredes, com o isolamento feito com palha. No interior da casa, o revestimento das paredes foi feito com a cal, uma solução mais ecológica que o cimento.

Pedaços pequenos de madeira foram usados para o piso e entradas de luz evitam o uso excessivo de energia elétrica (que é gerada por painéis solares). A água utilizada na residência é proveniente de uma fonte das redondezas e um sistema recolhe a água da chuva, que é reutilizada para a rega do jardim.

No próprio site, Simon Dale fala sobre como foi a adaptação para o novo estilo de vida e comenta que a mudança foi melhor para sua família, e principalmente para seus filhos que, como ainda são crianças, podem ter contato próximo com a natureza (veja o texto em inglês aqui).

Simon Dale disponibilizou em seu site todo o projeto e explicações para quem quiser fazer uma construção semelhante (em inglês).

Planta da casa mostra mais detalhes sobre a construção (Foto: Divulgação).