Segundo dados no Ministério de Minas e Energia do Brasil e da Associação Brasileira de Energia Eólica, o Brasil é o país que produz a energia eólica mais barata do mundo. Custando R$ 99,64 por kWh, o número pode baixar ainda mais em dezembro. Essa é a segunda fonte mais barata de energia, sendo que a primeira é a energia elétrica.
Isso acontece principalmente pelo crescimento da produtividade e a diminuição dos custos de geração. A competição entre as empresas do setor também colabora ao crescimento desse setor.
O “R$ 99,64 por kWh” está errado. O certo seria por MWh e não kWh.
“Essa é a segunda fonte mais barata de energia, sendo que a primeira é a energia elétrica.” Essa frase está errada: a fonte mais barata de energia elétrica deve ser a hidráulica (que é convertida em elétrica nas usinas hidroelétricas).
Belo Monte é engodo declarado e comprovado. Aqui está a prova: energia eólica é mais barata e melhor para o planeta.
[...] Fonte: Atitude Sustentável [...]
“A competição entre as empresas do setor também colabora ao crescimento deste setor”, também está errado, pois são poucas as empresasa que efetivamente estão no mercado brasileiro.A econômia funciona baseada na máxima da lei da oferta e procura, muitas empresas no mercado = muita demanda = saturação do mercado = pouco investimento.
O problema é que, o governo parece não estar muito interessado em produzir a energia barata; talvez, a mais cara sim seja mais interessante…por que será?