Para ser mais sustentável na cozinha, pequenas ações podem ser feitas diariamente para evitar o desperdício de água e energia. Confira:
Reutilize a água: a água utilizada para lavar legumes e verduras absorve alguns nutrientes e pode ser usada para regar plantas.
Procure aparelhos com eficiência energética: quando for trocar de aparelhos, opte por aqueles com selo de economia de energia. A diferença de gastos pode ser ainda maior em um aparelho grande, como geladeiras e congeladores.
Cuide com o desperdício de guardanapos: opte pelos modelos menores, que utilizam menos papel. Se puder, use guardanapos de pano, que evitam o descarte de produtos.
Tire aparelhos de stand-by: só coloque os aparelhos na tomata quando for utilizar eles. Isso é válido para os aparelhos de microondas, fornos e outros eletrodomésticos de pequeno porte. A economia de energia pode chegar a 5%.
Opte por lâmpadas fluorescentes compactas ou LED (para saber mais sobre a eficiência energética dos diferentes tipos de lâmpada, veja a matéria na terceira edição da revista Atitude Sustentável).
Só use a máquina de lavar louça quando estiver cheia. Isso evita o desperdício de água.Espere os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira. Se forem armazenados ainda quentes, irão aquecer a geladeira, que gastará mais energia para manter a temperatura baixa.
Opte por produtos de limpeza mais sustentáveis e com menos químicos. Alternativas são receitas caseiras, bicarbonato de sódio ou produtos de limpeza industrializados mas com cuidados ambientais e químicos.
Boa matéria, mas quanto a questão dos guardanapos de pano é questionável. O que agride menos a natureza, o papel de madeira de reflorestamento ou o de pano que precisa ser lavado desperdiçando água, produtos de limpeza e muitas vezes energia elétrica de máquinas de lavar? Difícil!
Olá Marcio! Concordamos com você, muitas coisas são mesmo difíceis de julgar. Mas as fontes com quem conversamos concordam que é sempre melhor você usar algo que pode ser reaproveitado muitas vezes do que algo que seja jogado fora. A ideia é que o guardanapo seja utilizado realmente até o fim antes de ser descartado, por isso a troca pode valer a pena!
O legal é que o pessoal tem excelentes intenções, mas peca muito em falta de conhecimento. “Use produtos com menos químicos, uma alternativa é bicarbonato de sódio”. Me diz aonde no mundo se encontra bicarbonato de sódio “em natura”.
Olá Rafael! As fontes com quem conversamos indicaram o bicarbonato normal mesmo, do mercado!
otimas dicas, simples, faceis de serem aplicadas, e muito uteis, parabens!!!!
como assim vocês não incluíram a separação do lixo reciclável/úmido na lista??? que absurdo!!!!!
Olá Clarisse! Claro que o lixo é uma questão muito importante, inclusive, não só nas cozinhas, mas em toda a casa!
oi Gisele, é verdade, mas vale a pena dar uma ênfase na questão, já que boa parte do lixo é gerada na cozinha
[...] Fonte: Atitude Sustentável [...]
[...] Fonte: Atitude Sustentável [...]