No mundo de hoje, um dos problemas encontrados é a produção de alimentos com qualidade e a quantidade necessária. A tendência é que essa situação se agrave cada vez mais, principalmente por causa do aumento populacional.
Como uma possível solução, designers e arquitetos começam a pensar em prédios, localizados dentro das grandes cidades, que possam funcionar como fazendas verticais, produzindo alimentos para a população local.
Confira ideias e projetos:
Em formato de piramide, a construção de Eric Ellingsen e Dickson Despommier, o desenho foi feito para a produção de frutas e vegetais. Ainda, o projeto écapaz de abrigar locais para pesca.
Feito por Daniel Toole, o “Whittier Organic Food Center” foi planejado para produção de alimentos orgânicos em larga escala. O projeto é otimizado para utilização de vento, água e energia solar. A alimentação produzida no local seria mais sustentável por não usar produtos químicos ou fertilizantes, além de não contar com a utilização de tratores ou outros veículos que emitam gases do efeito estufa.
O conceito da fazenda modular, dos designers Mechaela Dejdarova e Michal Votuba, permite que cada pedaço seja cultivado por pessoas diferentes. A proposta é que os módulos sejam removíveis e transferíveis.
A proposta da empresa mexicana Xome Arquitectos e construir uma estrutura inspirada em colmeias de abelha, que sejam usadas tanto para moradia como para produção de alimentos. A estrutura prevê a coleta de água da chuva e produção de energia solar.
O “Victorian Eco Innovation Lab” é planejado para a produção de alimentos hidropônicos. A estrutura é otimizada para utilizar a luz solar e o ar externo. Além disso, a construção abrigaria escritórios, cafés e laboratórios.
qual é o custo disso??? esse pessoal acha que mamão nasce em poste?? quer plantar investe na Africa tem muito solo com características físicas semelhantes ao solos do Brasil, irão resolver dois problemas baratear custo, e da emprego para o pessoal de lá ….
BOM DIA,SERIA IDEAL ESSA CONTRUÇAO ,PARA MINHA AREA PRINCIPALMENTE QUE TRAB. COM PRODUTO ORGANICOS A BASE DO NEEM,SERIA MAIS UM CAMPO PARA ATINGIR EM GRANDE ESCALA,ESPERO QUE A IDEIA SEJA APROVADA POR TODOS RAPIDO,ASSIM VAMOS MELHORAR NOSSOS ALIMENTOS SEM AGROTOXICOS.
legal
Maravilhoso. Agora tem que começar ainda nas nossas encarnações.
pareçe um sonho,será´possivel?espero que sim pois será maravilhoso.
Nossa, espero que estes projetos tenham sido idealizados por crianças. Algum desses já atentou pela usabilidade desses projetos? pensar num mundo utópico sem fertilizantes ou tratores é muito fantasioso. Com a demanda aumentando sempre, imagine uma produção totalmente orgânica! Não seria possível alimentar 30% da população atual!
Excelente iniciativa. Hoje até que procuramos mais consumir hidropônicos. Sucesso.
inventar sempre…
Maravilhoso! É esse tipo de atitude que precisa de apoi financeiro e não um BBB nas tvs , porque não divulgam?
Acho òtimo a idéia. Gostei demais dos prejetos.
Gostaria de saber o que tem sido feito para diminuir as desigualdades entre ricos e pobres.
A apresentação é bonita, o uso nem tanto.
No segundo ou terceiro ano de implantação a estrutura ficará coberta de liquens e musgos, ganhará um tom verde-escuro acinzentado.
Para que seja mantido a proposta arquitetônica o custo de manutenção será caro, muito caro.
Lembro que de acordo com novo código florestal brasileiro é proibido plantar em áreas não consolidadas com declive suporior a 25%..neste caso o declive é quase 100%…logo não pode ser usado para plantar…
Precisam ter mais esmero nos comentários, ninguém produz energia solar, aproveita-se a energia solar.
E esses ruralitas mediocres vem defender seus latifúndios e o desmatamento, com desculpa de que o Brasil precisa de espaço pra produzir. Sem contar que toda produção de qualidade é exportada pro exterior, pras nós só sobra o resto. Não sei se é falta de inteligência ou de escrúpulos.
Tudo é muito bonito, mas totalmente fora da realidade do planeta por pelo menos 1000 anos. Se o autor desse projeto dar umas voltas pela áfrica e pelo norte e nordeste brasileiro ele vai entender que vai ser dificil faltar lugar para produção de alimentos….kkkkk É brincadeira uma proposta desse tipo !
Achei extremamente adequado à época em que vivemos.Aproveito a oportunidade para comunicar que estou trazendo para o Brasil, um sistema de alta tecnologia científica, que maximiza o desenvolvimento dos vegetais, principalmente frutas, legumes e verduras, proporcionando aumento significativo em produtividade.
Contato – José Roberto
Cel:- (11) 74779798
Tel:- (11) 44851436
fazendas verticais
maravilhoso
Muito legal.
A PIRAMIDE E’RIDICULA….VAI JOGAR MAIS CALOR DO QUE FAZER BEM.
Em país em que a educação esta mais abaixo que as minhocas e um site que pode mudar a opinião pública e fazer a diferença, apresentar falhas, como a da matéria e outras anteriores, e imperdoável. Parece que nas mídias a figura do relator (revisor)desapareceu. Jornalista famosos na TV dizendo: Entrou para dentro, enxame de abelhas, e outras aberrações. O que se esperar de uma situação dessas. Certa rede de TV aberta, perde um tempo precioso alando de coisas sem a menor importância para o povo brasileiro, pobre e esfarrapado. Ao invés de transmitirem informações relevantes como os direitos do cidadão, suas obrigações, como o uso da bicicleta (CNT) e outros assuntos, não preferem apresentar papo de tucano (será o PSDB?) e outras coisas sem uso para o cotidiano do brasileiro. Punto e basta.
oi tudo bem gostei muito e um bom começo para nos em que so destruimos o meio ambiente,ja passou da hora de nos concientizarmos de verdade e começa a garantir nosso bem star sem destrir o meio ambiente
Opa, mais dinheirinho para os cofres públicos, porque o projeto sempre vem de lá e mais superfaturamento, continuando essa desigualdade social que é a cara do Brasil.
Ridícula essas ideias. Basta pegar a Rod. dos Bandeirantes, Castelo Branco, Anhanguera, Dutra e outras tantas mais e olhar para os lados. Terra não falta. Isso é ideia de malucos para outros malucos ganharem dinheiro. Já imaginaram o custo de condomínio disso? O custo da construção? O retorno do capital??? Espero que isso não passe de uma ideia.
Ridículo. Nem Julio Verne teria pensado em coisas tão ridículas. Contruir prédios enormes, com custo de milhões pra plantar tomate e vende a R$2,00, o quilo. Realmente viável. KKKKKKKKKKKK
A idéia não é ridícula não. Os Jardins Suspensos da Babilônia serviram de inspiração e por ser uma das 7 Maravilhas ninguém diz ser rídiculo.
Muitas coisas que eram ficção começam a se delinear. O Big Brother do livro 1984 já está aí e deve se ampliar…
Tudo é viável, mesmo que os motivos sejam diversos.
Fico feliz quando vejo estes projetos do futuro que priorizam o meio ambiente. Ainda quero presenciar uma mudança considerável na forma como nós, seres humanos, tratamos nossa própria casa (Terra).
[...] escritórios, cafés e laboratórios. Atitude Sustentável Gisele Eberspacher http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2011/12/01/5-ideias-de-fazendas-verticais-para-grand… Mais [...]
- Parabéns.
- Sustentabilidade e futuro andam juntas.
.