Ter construções mais sustentáveis é uma preocupação cada vez mais frequente entre os arquitetos em todo o mundo. Projetos aparentemente futuristas estão cada vez mais perto de serem produzidos. Veja cinco monumentos sustentáveis em desenvolvimento:

Solar Plaza Fargo

Desenhada para ser construída em Dakota do Norte, nos EUA, a obra comporta espaços comerciais e residenciais. A estrutura é feita para comportar painéis solares em sua extensão, mas ainda permitindo a entrada da luz solar para ampla utilização. É previsto também espaços para pequenas hortas e compostagem nas casas. A produço de energia solar prevista deve ultrapassar a quantidade que seria usada na construção e seria usada também para os postes próximos do local.

Mais espaço verde

Do designer Mathew David Wagner, a construção propõe que as pessoas utilizem mais os espaços ao ar livre. Para isso, várias estruturas foram desenhadas para maior uso da área verde. A estrutura conta ainda com diversos aspectos sustentáveis, como sistemas de reutilização de água, otimização para utilização de luz e ventilação naturais e espaços para plantas.

Educação verde

O projeto da escola Jean Moulin, na França, é da OFF Architecture. A intenção é que a construção se confunda com a própria montanha. Plantas serão plantadas em todos os telhados e vários sistemas de aproveitamento de energia fazem parte do planejamento.

Eco Link

Dos arquitetos Junkai Jian e Jinqi Huang, o terminal de passageiros permite a entrada de luz natural na construção. O local prevê ainda a utilização da água da chuva para irrigação das plantas do local e painéis de energia solar para utilização interna.

Wuhan Energy Flower

Com formato de flor, a construção desenhada pelo estúdio Grentmij e Soeters Van Ekdonk é projetada para utilizar a energia solar, água da chuva e ventilação natural. Além disso, estruturas podem coletar energia eólica.